sábado, 31 de março de 2018

Ciclo do Marabaixo na Favela inicia ‘Sábado de Aleluia’ no Barracão da Tia Gertrudes




Ciclo do Marabaixo na Favela inicia ‘Sábado de Aleluia’ no Barracão da Tia Gertrudes



No barracão da Tia Gertrudes Saturnino os familiares e devotos da Santíssima Trindade finalizam os preparativos para o Ciclo do Marabaixo, que inicia neste sábado de Aleluia (31), e encerra no dia 3 de junho. A programação na Favela neste ano homenageia a pioneira Natalina Costa, falecida em 2017. Além da programação do Ciclo do Marabaixo, os descendentes de Gertrudes e Natalina, festeiros e organizadores da Associação Berço do Marabaixo, fortalecem a cultura com a inclusão da educação, com a reinauguração da biblioteca e abrem as portas do museu e do bazar, com roupas, acessórios e demais elementos da tradição do marabaixo.
Durante os dois meses de festejo, o bairro da Favela, atual Santa Rita, se veste de azul e branco para continuar a tradição do Ciclo do Marabaixo, que foi instituído na década de 90, oficializando uma tradição secular dos negros que vem do início do povoamento de Macapá, época em que a concentração de moradores era nas proximidades da Igreja São José. Com a necessidade de organização administrativa, nos anos 40, os negros que ali habitavam foram transferidos e iniciaram o povoamento dos bairros Favela e Laguinho, para onde levaram as tradições do marabaixo, em que à dança foi incorporada a fé cristã.

Santíssima Trindade dos Inocentes

A negra Gertrudes Saturnino, que criava “ladrões” de marabaixo, tocava caixa e cantava, esteve com outros pioneiros à frente da mudança para a Favela, e manteve junto com a família os costumes de louvar a Santíssima Trindade, e graças à sua fé, outra tradição foi incorporada ao ciclo, que é o Almoço dos Inocentes. Para que sua filha Natalina engravidasse, prometeu à Santíssima, que é um dos Mistérios do cristianismo, simbolizada por uma coroa, e quando nasceu Manoel, a bênção foi paga com um farto almoço para 12 crianças representando os apóstolos. Até hoje na Favela o almoço é servido pelos descendentes de Gertrudes e Natalina Costa, e à Santíssima Trindade foi acrescentado o Inocentes.

Rodas de marabaixo, rituais e orações preservam a memória

A programação do Ciclo na Favela é formada por seis rodas de marabaixo onde os festeiros e familiares dançam com convidados e visitantes; rituais, como a derrubada dos mastros no quilombo do Curiaú, e Corte da Murta, que são os ramos que enfeitam os mastros; ladainhas e missa; Almoço dos Inocentes e lazer para as crianças. Neste ano os organizadores retomam o projeto da Biblioteca, que foi paralisado em função de furto no barracão, e inauguram o Museu Natalina Costa, com informações sobre a história da pioneira. A biblioteca e o museu irão funcionar no barracão, aberto para a comunidade a partir de 5 de maio.
Outra novidade prevista pela Associação Berço do Marabaixo é a parceria com o grupo teatral Os Desclassificáveis que irá proporcionar bazar cultural, oficinas de citações de história, teatro e aprendizado sobre o marabaixo. Ainda no barracão terá o Espaço Empreendedor, com venda e roupas e acessórios tradicionais do marabaixo, de gengibirra e outros elementos desta cultura. “Nossa família potencializa a preservação da cultura através destes espaços e de iniciativas como da Academia Amapaense de Marabaixo e Batuque, onde Natalina e Getrudes são patronas e eu, Maria José Libório e Marilda Costa somos acadêmicas”, disse Valdinete Costa, filha de Natalina Costa.  
Valdinete, que é coordenadora da programação, faz o convite para que a população prestigie o Ciclo do Marabaixo no Barracão de Gertrudes Saturnino, sua avó, e explica como funcionará. “Qualquer pessoa pode entrar na roda e participar dos rituais. Na Favela, com a urbanização, fizemos algumas adaptações, como a altura do som, que obedece as leis ambientais, e os fogos que soltamos até 22h, quando o mastro é levantado. Trabalhamos a educação ambiental com as crianças, e para cada mastro e murta arrancados, elas fazem a substituição com outra muda plantada. Estamos de portas abertas para receber o público, com dança, gengibirra e caldo para equilibrar”.

PROGRAMAÇÃO

31/03 – De17h às 24h – Marabaixo de Aceitação
01/05 – De 17h às 22h – Marabaixo do Trabalhador
05/05 – De 9h às 12h – Retirada do Mastro nas Matas do Curiaú
05/05 – De 17h às 24h – Marabaixo do Mastro
18 a 26/05 – Às 19h – Ladainhas em Louvor a Santíssima Trindade
19/05 – Às 16h – Corte da Murta
20/05 – De 17h às 07h do dia seguinte – Marabaixo da Murta
27/05 – Domingo da Santíssima
09h – Missa da Trindade na Igreja da Ss. Trindade
10h – Café da Manhã no Barracão
12h – Almoço dos Inocentes
14 às 18h – Tarde de brincadeiras para as crianças
31/05 – De 17h às 22h – Marabaixo de Corpos Christi
03/06 – De 17h às 22h – Derruba do Mastro.

Endereço do Barracão da Gertrudes Saturnino
Av. Duque de Caxias – 1203
Entre: Manoel Eudóxio e Professor Tostes
Fotos: Márcia do Carmo e Mariléia Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...