sábado, 31 de março de 2018

Ministro da Cultura cumpre agenda no Amapá e visita Núcleo de Produção Digital


Ministro da Cultura cumpre agenda no Amapá e visita Núcleo de Produção Digital



Após quase uma década de luta, os profissionais do segmento audiovisual vão contar com um espaço público para desenvolver produções.

Da Editoria
O Governo do Estado do Amapá (GEA) dá mais um passo à frente no fomento da produção audiovisual local. A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) está nos preparativos finais para colocar em funcionamento o Núcleo de Produção Digital Equinócio (NPD). O espaço receberá a visita do ministro da Cultura, Sergio Sá Leitão, na próxima segunda-feira, 2 de abril, quando participará do seminário “Cultura Gera Futuro”. O NPD será entregue assim que o espaço receber as adaptações necessárias para a produção audiovisual amapaense.
O ministro chega na madrugada da segunda-feira, 2, e estará disponível para entrevistas pela manhã, durante a programação de abertura do Seminário “Cultura Gera Futuro” e também da entrega do NPD, no espaço do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP). Após isso, o ministro Sergio Leitão segue em reuniões com comitiva da Secult, com o governador Waldez Góes e parlamentares.
Pela tarde, será feito um city tour com o ministro, onde passarão por pontos turísticos de Macapá, como o Quilombo do Curiaú, Monumento Marco Zero do Equador e Museu Sacaca. Para finalizar a agenda, uma visita técnica será realizada na Fortaleza de São José de Macapá com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para dar continuidade ao processo de execução das obras em curso.
NPD Equinócio
No ano passado, o governo do Estado conseguiu junto à Secretaria do Audiovisual (SAV), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD). Um espaço gratuito e acessível voltado para a produção e difusão de conteúdo audiovisual, com o objetivo de apoiar a produção local independente, promovendo a formação e aperfeiçoamento profissional de profissionais que atuam no segmento.
Um grupo gestor formado por representantes das secretarias de Estado da Cultura e Educação, além do Sebrae, será responsável pelo Núcleo. De acordo com a diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Ana Vidigal, foi uma década de luta dos profissionais da área para atingir essa conquista. “Trata-se de uma luta de dez anos do segmento audiovisual amapaense e estamos trabalhando de forma árdua, com todos os parceiros, para poder dar início a esse trabalho de incentivo à nossa cultura, por meio das produções”, acrescentou Vidigal.
O Núcleo Equinócio vai funcionar no Sebrae, com câmeras 4k, ilhas de edição, sonorização e iluminação, que, a princípio, foram providenciados por meio de empréstimo de comodato. Só após dois anos de funcionamento, a SAV vai avaliar o desempenho do núcleo, caso alcance as metas estabelecidas pelo órgão, os equipamentos serão doados em definitivo ao Amapá.

Parcerias

A vinda do NPD para o Amapá abre um leque de oportunidades para quem milita neste segmento. Por isso, o espaço já conta com vários parceiros entre eles o Serviço Social do Comércio (Sesc) que, também, desenvolve trabalhos voltados ao audiovisual no Estado.

O Centro do Audiovisual Norte Nordeste (CANE) da Fundação Joaquim Nabuco também fechou uma parceria de dois anos com o Estado para realizar cursos de formação na área de cinema para as pessoas que queiram se capacitar. “Daqui a um ano todos, verão a transformação que este núcleo fará no Amapá”, apostou Ana Vidigal.

A Secretaria de Estado da Educação é outro órgão que integra o rol de parceiros do Núcleo de Produção Digital, por meio da coordenadoria estadual do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com o coordenador estadual do Pronatec, Agnaldo Silva, a instalação do NPD vem para fortalecer a formação de novos profissionais da área de produção de áudio e vídeo no Amapá.

“Atualmente, o Estado oferece os cursos de Produção de Áudio e Vídeo e Processos Fotográficos, através do Pronatec. Com a implantação do NPD, poderemos aumentar nossa oferta de cursos”, calculou Agnaldo Silva.
Comitê Gestor
Na pauta da Secult, Seed e Sebrae/AP, ficou definido que um grupo gestor formado por representantes de secretarias de Estado da Cultura e Educação, além do Sebrae, serão responsáveis pelo Núcleo.

A diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS), Ana Vidigal, disse que o objetivo desse grupo gestor será formular o planejamento das atividades e garantir o perfeito funcionamento do NPD. “Trata-se de uma luta de oito anos do segmento audiovisual amapaense e, agora, é só continuar avançando para efetivarmos essa conquista”, acrescentou.

Ana Vidigal destacou, também, que a implantação do Núcleo no Amapá será um divisor de águas. “O NPD abre caminhos para a instalação da TV Cultura no Estado, o que irá ajudar ainda mais o nosso segmento, porque a emissora poderá incluir na sua grade de programação as produções feitas por aqui”, frisou.

O superintendente do Sebrae/AP, João Alvarenga, explicou que trabalhar a cultura junto ao empreendedorismo tem sido uma das bandeiras levantadas pela instituição. “Estamos entrando com o espaço físico e, depois vamos poder promover capacitação para quem trabalha com este segmento e, ainda, mostrar o que vem sendo produzido por aqui através de eventos realizados pelo Sebrae”, planejou Alvarenga.

Uma nova reunião deverá acontecer nos próximos dias para que sejam apresentados os nomes dos integrantes (titulares e suplentes) do comitê gestor do NPD.  

Agenda do ministro da Cultura no Amapá:
8h30 – Coletiva de imprensa no espaço Laranjal do Jari, no Sebrae/AP.
9h30 – Participação na solenidade de abertura do seminário “Cultura Gera Futuro”, no Sebrae/AP
10h – Descerramento da placa de entrega do NPD Equinócio, no Sebrae/AP
15h30 – City Tour pelos pontos turísticos Curiaú, Marco Zero e Museu Sacaca
16h – Visita técnica na Fortaleza de São José de Macap


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...