sábado, 31 de março de 2018

Artigo do Velleda Coluna CISMANDO



Tempo de Celebração

Nasci num tempo em que o catolicismo estava em alta. Fui batizado e crismado, e muitas vezes frequentei as missas dominicais.
Hoje entendo a vida como evolução e, por isso, valho-me dos preceitos espíritas.
Mas claro, nessa época do ano todo cristão se permite a reflexão, como uma forma de experimentar Deus, experimentar a vida, como ela experimenta a si mesma diante da vida e diante de Deus.
A partir do judaísmo se entende essa celebração absorvida pelo mundo cristão e estereotipada pelo capitalismo e apelidada de Páscoa, com direito a coelhinhos e ovos de chocolate, o que na verdade reflete a libertação do povo judeu da escravidão no Egito.

Haroldo Dutra Dias diz “ser óbvio que é impossível traduzir uma experiência tão subjetiva, tão espiritualmente rica com a linguagem da ciência, que é uma linguagem matemática, uma linguagem analítica; ou com a linguagem da filosofia, que é uma linguagem especulativa cheia de um vocabulário complexo e às vezes até prolixa. Por essa razão, a religiosidade opta pela linguagem da metáfora, que é quase uma linguagem dos sonhos, uma linguagem onírica e, portanto, a Páscoa tem muito dessa simbologia onírica dos sonhos”.
Ele fala do verdadeiro significado da páscoa segundo o Espiritismo, mas enfatiza as origens judaicas, para que mais tarde fique claro o significado dessa comemoração na era cristã. – “O que diz a Páscoa? [Diz que] o povo hebreu estava escravo há 400 anos no Egito. O Egito foi invadido, então, por um anjo da morte, mas naquelas casas que tivessem uma marca de um sangue do cordeiro, o Anjo pularia aquela casa… Como verbo pular em hebraico é “passach (pas-sac)”, daí vem “Páscoa”, que é o “pulo do anjo”; o pulo que ele dá nas casas que tem a marca do cordeiro. E que, portanto, foram poupados da tragédia de perderem o filho mais velho da casa. Essa é a simbologia”.
Páscoa tem a ver com essa experiência espiritual, a experiência da libertação espiritual, mas que é uma experiência de desilusão. E você não se desilude sem perder, por isso o choque do cordeirinho sendo sacrificado.
Na visão espírita, – com a vinda de Jesus, o que é que ele faz? Ele convive com 3 anos com seus discípulos; cura cegos, cura paralíticos, janta todo dia na casinha de Simão Pedro… cura até mesmo a sogra de Simão Pedro que morava com ele… Trabalha com eles, acorda cedinho e vai pescar com eles até o entardecer, convive com eles diariamente… participa das suas dores e sofre com as imperfeições de cada um deles… E no momento final dos três anos, reúne os doze e diz assim para eles: “vocês vão me perder, eu estou agora me despedindo de vocês porque eu vou deixar o mundo corpóreo para voltar ao incorpóreo e vocês vão experimentar uma tremenda tristeza, uma profunda dor porque vocês criaram uma conexão emocional comigo.
Eu não chamo vocês mais de servos, eu chamo vocês de amigos, porque tudo que eu aprendi e compartilhei com vocês… eu amei vocês da maneira maior que eu poderia amar… Eu amei tanto que você, Pedro, que vai me negar, vai me trair, mas eu continuo te amando… nada vai alterar o meu amor por você!
Eu amo tanto você, Judas, mesmo sabendo que você vai me trair… eu não estou te expulsando, eu estou comendo com você, e eu te perdoo! Mas eu irei embora! E vocês vão viver a maior experiência de solidão e de ascensão espiritual das suas vidas. Mas o que eu posso prometer é que do mundo espiritual estarei junto com vocês. Vou ampará-los em todas as suas atividades, estarei eu mesmo do mundo espiritual comandando a expansão do cristianismo, portanto, essa crise da morte é apenas um portal para a imortalidade porque a vida não cessa no túmulo. E toda vez que vocês se sentirem solitários, toda vez que vocês sentirem falta da minha amizade, do meu amor, da minha dedicação, da minha presença… vocês vão se reunir vão celebrar a Páscoa em minha memória, em memória da minha amizade, em memória do meu amor e sobretudo em memória da libertação de que eu sou mensageiro”.
Porquê Jesus veio libertar o homem da escravidão da matéria, da escravidão dos sentidos.
Fica a dica: “celebrem a Páscoa para celebrar o amor; para celebrar a minha dedicação e para celebrar a imortalidade da alma; a vida espiritual”.
Mas infelizmente os séculos passaram e nós transformamos a Páscoa em coelhos e ovinhos coloridos de chocolate, apagando completamente a dimensão espiritual e a experiência religiosa que a Páscoa propõe, que é uma experiência de Deus. É uma experiência de amar e de se sentir amado, não importam as circunstâncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...