sábado, 21 de abril de 2018

21 de Abril – Uma data histórica para humanidade

21 de Abril – Uma data histórica para humanidade



21 de Abril – Uma data histórica para humanidade




Nesta data é comemorado em todo as partes do mundo e do tempo como um dia histórico de fundações de cidades, nascimento, falecimento e fatos históricos. No Brasil é dia da fundação de Brasília, morte de Tiradentes e Dia das Policiais Civil e Militar.
                                                                   
Reinaldo Coelho

Dia 21 de abril é o 111.º dia do ano no calendário gregoriano (112.º em anos bissextos) e faltam 254 para acabar o ano. Nesta data é comemorado em todo as partes do mundo e do tempo como uma data e fatos históricos, de fundações de cidades, nascimentos, falecimentos. No Brasil é o dia da fundação de Brasília, Lins, Palmital e Bofete (SP); Itapema (SC).
Na Itália é comemorado a fundação de Roma

No Brasil em 21 de abril de 1960, Brasília, capital do Brasil, é inaugurada oficialmente. Às 09:30 horas, os três poderes da República são simultaneamente transferidos da antiga capital, Rio de Janeiro.
Na primeira Constituição da República, em 1891, foi estabelecido o local onde deveria ser construída a futura capital brasileira. Durante as festividades do centenário da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1922, foi lançada no morro da Capelinha, em Planaltina, a pedra fundamental do Distrito Federal. Estava definitivamente marcado o local que seria o berço da grande civilização profetizada por Dom Bosco.
Somente a partir de 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília começou a ser construída. Foi criada a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP) com Oscar Niemeyer na diretoria de arquitetura e urbanismo. A NOVACAP abriu concurso para a escolha do plano-piloto, cujo vencedor foi Lúcio Costa.
 Aos 21 de abril de 1960, após mil dias de construção, o presidente Kubitschek inaugurou Brasília, a nova capital do Brasil, instalando o Distrito Federal. Em 1987 Brasília foi declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco.
Dia da Polícia Civil e da Polícia militar – Dia de Tiradentes – feriado em memória à morte do mártir da Inconfidência Mineira e patrona das polícias.
No dia 21 de abril é comemorado no Brasil o Dia de Tiradentes, uma data criada para homenagear Joaquim José da Silva Xavier, um ativista político que se transformou em herói nacional.
A história de Tiradentes está totalmente relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil do domínio de Portugal. Naquela época o Brasil proporcionava grandes lucros aos portugueses por meio de suas riquezas minerais, isto é, ouro e diamantes. Contudo estas riquezas estavam começando a se tornar escassas.
Além disso muitos não pagavam o quinto, uma espécie de imposto cobrado pela coroa sobre todo o ouro encontrado na colônia. Desta forma o lucro de Portugal começou a cair. Reagindo a esta situação os portugueses passaram a exercer um controle mais rígido sobre as riquezas e a aumentar os impostos. Tais medidas desagradaram a elite de Minas Gerais que estava significativamente influenciada pelas ideias iluministas importadas da Europa.
Assim, se iniciou um movimento separatista no Brasil: a Inconfidência Mineira. A maioria dos inconfidentes eram homens ricos e cultos, com exceção de Tiradentes, um militar. O nome “Tiradentes” provém do fato de Joaquim José da Silva Xavier também exercer a função de dentista.
O movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.
O reconhecimento da bravura de Tiradentes só se deu em 1890. Atualmente, Tiradentes é considerado Patrono Cívico do Brasil. As influências vinham do Iluminismo e dos liberais franceses.

Nascimentos em 21 de abril

Em 1488 de Ulrich von Hutten, poeta e reformador alemão (m. 1523) e de Hilda Hilst, poetisa, escritora e dramaturga brasileira (m. 2004), Mário Covas político brasileiro (m. 2001), 1955 – Toninho Cerezo, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol e1957 – Andrade, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.

Morrem – Em 1792 – Joaquim José da Silva Xavier, mártir brasileiro (n. 1746). 1985 – Tancredo Neves, político brasileiro (n. 1910). 1998 – Luís Eduardo Magalhães, político brasileiro (n. 1955). 2006 – Telê Santana, futebolista e treinador de futebol brasileiro (n. 1931). 2008 – Carmem Silva, atriz brasileira (n. 1916). 2010 – Juan Antônio Samaranch, empresário e político espanhol (n. 1920). 2016 – Prince, cantor norte-americano (n. 1958).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...