sexta-feira, 15 de junho de 2018

CURCUMA II: AÇÃO ANTICANCERÍGENA DA CURCUMINA


              CURCUMA II: AÇÃO ANTICANCERÍGENA DA CURCUMINA 

Resultado de imagem para CURCUMA II: AÇÃO ANTICANCERÍGENA DA CURCUMINA


        Como vimos no artigo sobre o processo inflamatório, essa reação do organismo está relacionada a várias doenças quando ocorre de maneira crônica ou quando o agente agressor induz o surgimento de substâncias que auto-agridem o corpo, surgindo enfermidades crônico-degenerativas.  Entre essas doenças temos as neoplasias ou cânceres.
A curcuma é uma alternativa também para a prevenção dessas enfermidades por possuir atividade antitumoral e por ajudar na redução dos males causados pela quimio e radioterapia.
Ao ativar a circulação periférica e a permeabilidade capilar, essa espécie evita a deposição de placas de ateroma que entopem e enfraquecem os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo local e a oxigenação tecidual. A essa ação se associa a capacidade de inibir as desordens que surgem com o estresse oxidativo.
Devido a inflamação estar no início do processo de carcinogênese, os fitoquímicos da curcuma agem no inicio da cadeia, através de várias vias, possuindo diversas propriedades anticancerígenas: antiproliferativo, anti-invasivo, apoptótico( destruição celular), antiangiogênico (evita formação de vasos) e antimetastático (destrói células metastáticas).
Vários estudos mostram que a curcumina é capaz de reduzir o crescimento das células cancerosas e inibir o nascimento de tumores em testes com animais. Isso porque ela produz diversas mudanças em nível molecular, sendo um aliado na prevenção e até no tratamento do câncer.
Conforme o blog “Terapeuta Quântico” <http:/terapeutaquantico.blogspot.com/2011/04/saúde-acafrao-anticancerigena.html>  “foram encontradas 1.492 referências no site Medline”, com a artigos científicos e citações sobre a atividade biológica da curcumina. Somente esse blog lista 27 ações desde melhora e regeneração de feridas e escaras até inibir a replicação do vírus HIV, o que lhe confere antisséptica, antiviral e antifúngica.
Ela promove, como vemos, a depuração do sangue e ativa a circulação, ações essas que lhe confere a capacidade de desintoxicar o organismo retirando resíduos, agentes químicos agressores e combatendo germes e células cancerígenas e metastásicas. Toda essa ação sinérgica ocorre em função da ativação dos sistemas de defesa disponíveis no corpo (celular e humoral), estimulando a apoptose, que é a autodestruição de células mortas e com alteração neoplásica (cancerígenas) de maneira precoce.
Como vemos a natureza, a flora e a fauna, atuam a favor da sanidade e bem estar da humanidade, nos dado a oportunidade de utilizar seus recursos para tratar e recuperar a saúde, às vezes de maneira simples, recursos esses que estão atravessando os séculos e foram trazidos de nossos antepassados, desprovidos de efeitos adversos por não conter aditivos ou isolamento dos princípios de seu fitocomplexo.
Nossa saúde e nosso corpo vão agradecer e ter mais vitalidade e longevidade  se acrescentarmos esse tempero secular em nossa dieta, principalmente se for associado a melhora de nossos hábitos, evitando contaminantes (álcool, tabaco e conservantes ), associando com a pratica de atividade física. (Fontes: SAAD, GA, et al, 2009; blog terapeutaquantico). 28.6.2018. 

   
Fonte: google imagens






 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...