sábado, 16 de junho de 2018

Direito Eleitoral



A Copa do Mundo dos Partidos no Brasil


            Parece que foi ontem que acabou a Copa do Mundo no Brasil e a Copa da Rússia já começou, com goleada da Rússia pra cima da Arábia Saudita (5X0) e o Brasil estreia amanhã. Ainda bem, pelo menos assim, a gente esquece mais ainda aquele fatídico 7X1. Mas, o que não podemos esquecer é que logo depois da Copa vamos precisar arrumar a nossa cidadania que anda perdendo todos os dias de 7X1 para o time de políticos corruptos e mal-intencionados de nosso país.
            Vamos aproveitar o assunto do momento e vamos relembrar os grupos partidários e os tipos de partidos que andam disputando a Copa Eleitoral brasileira, cuja partida final está agendada para o dia 7 de outubro deste ano.
            Para entendermos o porquê de o Brasil ser um “balaio de gato” partidário e ter uma classe governante politicamente pífia, que não tem dado conta de conduzir esta nação tão rica pelas sendas da prosperidade, é só dá uma olhada na fisionomia ideológica geral dos mais de trinta partidos que já estão disputando a Copa das Eleições 2018.
            Então, para que você conheça um pouco mais sobre os partidos nacionais, apresentamos hoje aos leitores um resumo prático ideológico dos partidos brasileiros, elaborado pelo ilustre professor Luís Cavalcante. Vejamos:
            Partidos brasileiros de ideologia ultra esquerdistas: PCB - Partido Comunista Brasileiro, PCdoB - Partido Comunista do Brasil, PCO - Partido da Causa Operária, PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado e PSOL - Partido Socialismo e Liberdade.
            Partidos brasileiros de extra esquerda ideológica: PT - Partido dos Trabalhadores, PDT - Partido Democrático Trabalhista, PPS - Partido Popular Socialista, PSB - Partido Socialista Brasileiro, PPL - Partido Pátria Livre e REDE - Rede Sustentabilidade
            Partidos brasileiros de ideologia esquerdista; PV - Partido Verde, PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, SDD – Solidariedade, PMN - Partido da Mobilização Nacional e PMB - Partido da Mulher Brasileira.
            Partidos brasileiros de centro-esquerda: PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, MDB - Movimento Democrático Brasileiro, PP - Partido Progressista, PSD - Partido Social Democrático, Partido Podemos, PTC - Partido Trabalhista Cristão, PRP - Partido Republicano Progressista, Partido Avante, PHS - Partido Humanista da Solidariedade e PROS - Partido Republicano da Ordem Social.
            Partidos brasileiros de centro: DEM – Democratas, PSC - Partido Social Cristão, PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, PSDC - Partido Social Democrata Cristão, PSL – Partido Social Liberal, PR - Partido da República e PATRI – Patriota.
            Partidos brasileiros de centro-direita. No Brasil não existe. Partidos brasileiros de direita. No Brasil não existe. Partidos brasileiros de extrema direita. Partido Novo (Libertarianismo). Partidos brasileiros de ultradireita. No Brasil não existe
            Vale aqui destacar algumas observações feitas pelo professor Luís Cavalcante.
            A primeira é que as vertentes ideológicas aproximadas do fascismo, nazismo e marxismo sempre estarão entre a ultraesquerda e a extrema esquerda.
            A segunda advertência é que apesar de não existir de fato um partido de direita no Brasil, muitos políticos e candidatos de direita e conservadores estarão nos partidos de Centro e uma minoria na Extrema Direita ou Libertarianismo.
            Terceiro, a Ultradireita está muito próximo da Ultraesquerda, em fundamentos e princípios ontológicos.
            Quarto, quanto maior o "estado" maior o esquerdismo, menor o "estado", menor o esquerdismo.
            Assim, prezado leitor, releia este artigo e verifique a realidade partidária do país. Precisamos massificar estas informações para que o eleitorado possa melhorar suas escolhas no pleito que se avizinha.
            O Brasil já é pentacampeão mundial de futebol e está buscando na Rússia o hexacampeonato. Mas, por outro lado, na Copa das Eleições, o Brasil só tem levado goleada, perdendo seus votos e tendo que aguentar suas frustrações por mais quatro anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...