quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Ensino da língua francesa é prioridade no Amapá

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O assunto foi discutido em um encontro que reuniu Seed e professores do Centro Danielle Mitterrand
O ensino da língua francesa no Amapá foi tema de discussão na última segunda-feira, 30, durante encontro entre a Associação de Professores do Centro Estadual de Língua (Aprofap) e Cultura Francesa Danielle Mitterrand e a Secretaria de Estado de Educação (Seed). Estiveram presentes também professores representantes das demais instituições de ensino onde a língua francesa é ofertada. O encontro aconteceu no Palácio do Setentrião, em Macapá.
Na oportunidade, os membros da instituição de ensino destacaram a preocupação com a Lei Nº 13.415/2017, que, entre outras medidas, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Uma das alterações prevê a oferta da língua inglesa nas instituições de ensino do país, para alunos a partir do sexto ano do ensino fundamental. A presidente da Aprofap, Doraci Guedes, explicou que, devido a fronteira com o departamento ultramarino com a Guiana Francesa, é natural que o Amapá priorize o ensino do francês.
A secretária adjunta de Gestão da Seed, Keully Baía, explicou que o Estado reconhece que, devido a questões geográficas, culturais e econômicas, o idioma deve continuar presente nas salas de aulas amapaenses. Ela explicou que o assunto será um dos temas discutidos pela Seed durante uma série de encontros relacionados do Dia da Base Nacional Curricular, celebrado em âmbito nacional no dia 2 de agosto. “No Amapá a discussão acontecerá no próximo dia 6. Já no dia 10 acontece um encontro regional em Belém do Pará. Posteriormente, terá início um circuito que dura até setembro e do qual farão parte e serão ouvidas entidades como instituições de ensino, associações, sindicatos, entre outros”, frisou a secretária.
Ensino no Amapá

Doraci Guedes reconheceu que o Estado tem avançado na oferta da língua francesa em instituições de ensino. Ela mencionou a entrega da Escola Estadual Marly Maria e Souza da Silva, no Conjunto Macapaba, zona norte de Macapá. A instituição de ensino é quarta do país e a primeira do Amapá a ofertar o ensino das disciplinas nas línguas francesa e portuguesa. “Quando se estimula o ensino do francês, há possibilidade de ampliar as relações entre os países nos mais diversos setores”, frisou Guedes.
O espaço soma com o Centro Cultural Franco-Amapaense e com o próprio Centro Danielle Mitterrand, onde, em 2018, atuam 25 professores, 25 profissionais do corpo técnico e pedagógico e 1.822 alunos regularmente matriculados, nos três turnos.
Em março de 2018, foi assinado um Protocolo de Acordo entre a Secretaria da Educação do Estado (Seed) e a Académie de la Guyane, na Guiana Francesa. A medida prevê a troca de ações em prol da educação, o que é fundamental para que o Estado priorize o ensino do francês em suas instituições de ensino. A assinatura aconteceu durante o II Estágio Amazônico de Português Língua Estrangeira: "O Ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) em meio plurilíngue: a cooperação entre Amapá e Guiana Francesa"

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