terça-feira, 23 de outubro de 2018

Livro Doce ilusão de Priscila Marcia Mariano


Livro Doce ilusão de Priscila Marcia Mariano
                                                           Drilly Manfre
       Saudações, sou aDrilly Manfre, estudante de Design, escritora com um livro já publicado, produtora e editora chefe da Editora e Produtora Ideias ao lado do meu sócio e amigo Leno Serra Callins.Estareinesta coluna semanal, cujo nome é Eu Casmurro por dois motivos: o primeiro é a justa homenagem a uma das obras mais polêmicas de Machado de Assis,Dom Casmurro; o segundo motivo é que Casmurro significa: 1. Que ou aquele que é teimoso. 2. Que ou aquele que é calado, muito fechado, difícil de conversar ou abordar. Ambos esboçam traços da minha personalidade, sendo assim, a carapuça me coube bem (rs).
       Além desta coluna, Eu Casmurro também é meu blog. Aqui no Jornal, tratarei da vida e obra de autores, farei análise de obras, entrevistas e matérias sobre eventos, tudo acerca do tema Literatura, cultura e arte.
       Semana passada, meu colega de Jornal e sócio editorial Leno Serra Callins publicou uma análise minha referente ao livro Inocência Perdida, da autora nacional Priscila Marcia Mariano, que trata dos seguintes temas: violência sexual, tráfico humano, trabalho escravo, entre outros temas polêmicos. Ele é o V. 1 de uma saga de 4 livros denominada A saga de um pintor. Hoje, venho apresentar para vocês o V.2, Doce Ilusão, que pode ser adquirido no site da Drago Editoriale é mais brutal psicologicamente, mas não menos chocante.
       Sobre a autora, Priscila Marcia Mariano nasceu em 03 de outubro de 1960 em São Paulo, mas foi morar no Rio de Janeiro com dez anos, onde iniciou seu amor pelos livros, assim como pela escrita. Seus livros sempre focam em ficção e fantasia, principalmente, para o público infanto-juvenil. A estreia da escritora no universo literário aconteceu em 2009 com a publicação de dois livros: Rino O Guerreiro Alado e Um Mistério na Serra do Mar. Em 2016, o seu primeiro livro de romance/drama, Inocência Perdida, chegou ao público e se torna a polêmica do momento em 2018, dando continuidade em Doce ilusão.
       Desde a publicação do volume 1, foram gerados muitos comentários em torno da obra da autora, que até então escrevia fantasia e surpreendeu seu publico ao lançar Inocência Perdida, a chocante e impactante trama de um menino que foi violentado pelo próprio pai. A obra, apesar de forte, foi bem aceita pelo público e Priscila lança o V. 2, Doce ilusão, que traz à tona os problemas emocionais causados pela violência.
Afinal, Felipe é homossexual porque foi violentado? Ou já era algo instintivo?
       Em várias passagens do livro, fica claro o quanto Felipe está confuso e isso causa um embaraço psicológico, ele foi violentado por seu pai quando ainda era muito novo e, depois disso, viveu sendo escravizado sexualmente por muitos homens, crescendo em ambiente hostil e esse foi o contato que ele teve de mais humano em sua vida. Sua dor é um pouco amenizada quando conhece André e nutre por este um sentimento que vai se desenvolvendo em uma linha tênue entre carinho e amor, mas Felipe se questiona, afinal, o que ele sente, se é real ou resultado dos abusos que sofreu.
Preconceito e depressão
       Felipe fugiu devido ao preconceito do seu avô e das pessoas que ele mais amava. Elas o julgavam e até chegaram a culpa-lo, dizendo que ele se oferecia ao seu pai e isso o feriu de uma maneira que mudaria toda a sua vida. Ao mesmo tempo em que Felipe se mantinha forte superficialmente, intimamente estava quebrado, carregava os medos, os traumas, as lembranças e isso fazia com que ele achasse que não merecia ser feliz, se via cada vez mais envolto nessa atmosfera sombria, onde seus medos o carregavam pelas mãos e o envolviam e que, apesar dele ter ao seu lado pessoas que realmente se preocupavam com ele, a sensação do vazio estava presente em todos os momentos.
Doce ilusão?
       Felipe finalmente parece estar vivendo em águas tranquilas, fazendo planos com André, mas sua jornada está longe de ter esse final feliz, afinal, estamos no V.2 da saga que é uma Doce Ilusão, porque o V. 3 se chama Gotas de fel. Se vocês estiverem, assim como eu, curiosos pra saber o fim dessa jornada, fiquem atentos aqui na coluna, pois teremos Gotas de fel em primeira mão.
       Analisando o livro em si, outra coisa que chama atenção é a riqueza de detalhes, não aquele tipo de detalhe que se torna repetitivo, que deixa a leitura arrastada, mas sim os detalhes que te fazem fechar os olhos e imaginar, sentir os cheiros e texturas e que, apesar de ser um livro forte, você se prende e viaja. A Priscila deu um charme na narrativa que remete à literatura clássica, mas com nuances da linguagem contemporânea. Se você não estiver em um momento bom ou estiver, por algum motivo, abalado emocionalmente, compre o livro e deixe guardado pra quando estiver bem, porque o livro mexe com o emocional e não queremos ninguém tendo uma leitura traumatizante.
Dados do livro
Livro: Doce Ilusão
Autora: Priscila M. Mariano
Gênero: Drama
Editora: Drago Editorial
Ano: 2018
 Páginas: 315
Continua em GOTAS DE FEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...