quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Hoje rola festa de aniversário de 47 anos do Banco da Amizade



Hoje rola festa de aniversário de 47 anos do Banco da Amizade 



 
Por Tica Lemos
Hoje (26), a partir das 6h, começará a festa de aniversário de 47 anos do Banco da Amizade. Há dois dias, a equipe dos guerreiros laguinhenses pintaram o muro e calçada, colocaram novos pontos de luz e providenciaram a instalação de banheiros químicos. A partir de meia noite, a rua General Rondon, no trecho entre Padre Manoel da Nóbrega e José Antonio Siqueira, foi fechado pela CTMac para a montagem do palco, colocação de geleiras nos pontos de distribuição de vinho e arrumação de mesas e cadeiras, para melhor receber os convidados, logo cedo.
A festa começa às 06 horas com salva de fogos e início dos preparativos do tradicional caldo de carne, guisado e churrasco. Tudo será distribuído, inclusive o vinho, gratuitamente para quem estiver na festa, a partir do meio-dia.
A programação musical este ano está mais laguinhense que nunca. Marabaixo, baterias de escolas de samba, marabaixo e grupo de samba e pagode.
A sambista Grazi Brasil, intérprete da escola de samba carioca Tuiuti, vem pra somar mais alegria no palco bancário, com repertório sambístico e carnavalesco. Vai perder?
Quem fecha a noite musical é o star Batan. Nosso toca tudo porque o povo gosta e merece um bailão. Festa encerra a meia-noite.
O aniversário de 47 anos do Banco da Amizade tem apoio de alguns empresários e do poder público, que reconhecem o trabalho da instituição e de sua diretoria, que vem ganhando credibilidade e respeito com a sociedade, através da realização de eventos sociais durante o ano, e mantendo acesa a chama da cultura amapaense.
A Companhia de Trânsito do município e a Guarda Municipal, também estão somando positivamente para a realização do evento.
História
No tradicional bairro Laguinho, na Zona Norte de Macapá, existe o Banco da Amizade, localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira.
O Banco da Amizade foi montado com estrutura em madeira, ao lado direito da via, em 1971.
Cinco anos depois, ele foi mudado para o lado esquerdo da rua, e construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa.
A iniciativa de usar um banco para ponto de encontro e conversação entre amigos do Bairro do Laguinho, surgiu com os moradores Renato Matos (“rato”/ de boné, na foto acima) e Raimundo Souza (“Sacaca”), ambos falecidos.
Por um ato administrativo, o “Banco da Amizade” foi reconhecido como um verdadeiro símbolo de tradição entre as famílias e amigos do bairro do Laguinho.
Uma nova Lei Estadual, de nº 2053/16, o transformou em Patrimônio Cultural e Imaterial do Amapá, e instituiu o dia 26 de dezembro como ”Dia do Banco da Amizade”
O ”Banco da Amizade” já testemunhou muitas conversas e causos dos moradores que cresceram participando das animadas reuniões entre amigos.
Estão todos convidados. O Banco da Amizade é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amapá. É nosso. Pode vir. Pode chegar. Traga só alegria e paz no coração!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...