domingo, 24 de fevereiro de 2019

Início do Ano Letivo de 2019


Início do Ano Letivo de 2019
Escolas de Gestão Compartilhada Militar e de Tempo Integral apresentam números exitosos


As escolas de gestão compartilhada com instituições militares e do Novo Saber de tempo integral do Ensino Médio, estão apresentando resultados com expoentes de sucessos, caso da Escola Risalva Freitas do Amaral que cresceu no Ideb e teve queda de evasão escolar ou que ampliou a procura de vagas nesses estabelecimentos escolares.


Reinaldo Coelho
Menino de cabelo curto, sem brinco, e meninas de coque. Todo mundo de farda. Cantar o hino nacional é tarefa diária e, na entrada e na saída, os alunos têm de estar enfileirados, em posição de sentido, sob o comando de um policial com arma no coldre.  E permanecer em tempo integral na escola é sonho de todos os pais para preencher uma lacuna entre os turnos que o filho não vai à escola, com direito a lanche, almoço, merenda escolar. Porém as Escolas de Tempo Integral, no Amapá, aplicada ainda somente no Ensino Médio, como Escolas do Novo Saber, essa objetividade é outra.


No Estado do Amapá, através da gestão compartilhada está sendo aplicada desde 2017 a parceria entre o Comando da Policia Militar do Amapá e o Corpo de Bombeiro Militar do Estado e Dis-ci-pli-na. Essa é a palavra de ordem nas escolas militares. O modelo tem crescido nas redes públicas, com apoio de familiares e estudantes, e é uma das apostas dos governos estaduais e do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) para a área de educação.
No Amapá a implantação do modelo veio atender a um antigo anseio da população, que é proporcionar aos seus filhos, além de educação básica, experiências fundamentais nos valores da honra, disciplina, e do civismo, dentro de uma modalidade de ensino militar, o qual é reconhecido em todo o país pela excelência e qualidade do trabalho desenvolvido, a exemplo do que ocorre em estados como Bahia e Minas Gerais, que figuram entre os melhores ensinos do Brasil, com expressivo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A experiência foi implantada em 2017 nas Escolas Estaduais Risalva Freitas do Amaral, na Zona Norte, na Antônio Messias, na Zona Sul e  Afonso Arinos, em Santana, criadas a partir de um termo de cooperação entre a Seed e as instituições militares.


A aprovação do projeto de lei permitirá que os colégios recebam, além dos repasses orçamentários previstos para a educação, suporte orçamentário da Secretária de Educação e Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para a garantia do bom funcionamento das instituições de ensino.

Além disso, as escolas receberão da Seed, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, os servidores, docentes e técnicos necessários para o desenvolvimento das atividades de ensino, sem que futuramente possam criar qualquer tipo de desvio de função.


Redução do índice de evasão de alunos.

Ano Letivo na Escola Risalva do Amaral 2019 - Foto Erich Macias (1)

De 76 estudantes que abandonaram os estudos em 2017, esse número caiu para 38 em 2018. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da instituição também cresceu. No ano de 2015 era 3.2, e em 2017, primeiro ano de gestão compartilhada, subiu para 4.1. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
Os dados são da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que compartilha a gestão da Risalva do Amaral com o Corpo de Bombeiros (CBM/AP). O ano letivo na escola foi aberto nesta sexta-feira, 22, durante solenidade na quadra poliesportiva da instituição reunindo autoridades e a comunidade escolar.
Gestão Compartilhada Militar reduz evasão de alunos na Escola Risalva do Amaral

O governador em exercício, Jaime Nunes, prestigiou a cerimônia e destacou a participação massiva dos pais dos alunos no evento o que, para ele, demonstra o compromisso e a responsabilidade com a educação dos estudantes.
“Estou muito feliz em estar aqui e ver tantos pais presentes. Sabemos que as escolas de gestão compartilhada são um verdadeiro sucesso, mas além do trabalho administrativo e pedagógico da instituição, esse resultado também se deve à participação de vocês”, elogiou Nunes, se dirigindo aos responsáveis dos alunos.


Concorrência de vagas

Este ano, estão matriculados na Escola Risalva Freitas do Amaral cerca de 900 estudantes, distribuídos do 6º ano ao 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desse quantitativo, apenas 87 são alunos novos, pois as vagas são muito concorridas e o número de rematrículas é alto.
A chefe de gabinete da Seed, Terezinha Monteiro, enfatizou que no período da Chamada Escolar 2019, assim como em anos anteriores, as vagas foram preenchidas em menos de 30 minutos no sistema online. “A maioria das vagas disponíveis da escola é para o 6º ano e EJA, pois são séries iniciais. Quem já estuda na escola, quer concluir toda sua educação básica na Risalva. É um exemplo de sucesso, fruto de muito trabalho de professores, gestão e comunidade escolar, pais e estudantes”, frisou.

Novos alunos
A solenidade não marcou apenas o início do ano letivo, mas também o começo de um novo modelo de aprendizagem para 87 novatos na instituição. Desde o dia 18 de fevereiro, estes alunos ingressaram na escola para a Semana de Adaptação e Aprendizagem 2019. Eles receberam instruções sobre respeito, disciplina, hierarquia e cidadania.

Gestão Compartilhada Militar

Por enquanto, no Amapá, há apenas três escolas de gestão compartilhada entre a Seed e instituições militares. A Escola Risalva do Amaral é a única que tem gestão compartilhada com o CBM/AP. A Escola Antônio Messias, no bairro Zerão, zona sul de Macapá e, a Escola Afonso Arinos, localizada na área portuária do município de Santana, também oferecem o modelo de ensino, só que com a Polícia Militar.
A previsão é que sejam implantadas mais quatro escolas de gestão compartilhada militar: uma na zona norte de Macapá, uma na zona oeste da capital, uma no Igarapé da Fortaleza, em Santana, e outra no município de Oiapoque.



Escolas Novo Saber

Nas Escolas do Novo Saber, que atende o estabelecido pelo sistema de Educação integral não significa simplesmente que o aluno passa mais tempo na escola. É muito mais do que isso. Nessa modalidade, ele convive com múltiplas oportunidades de aprendizagem, seguindo um programa político-pedagógico. Ou seja, ele estará em contato com atividades culturais, de arte, esporte, ciência e tecnologia, tanto na teoria quanto na prática.


Goreth Sousa, titular da
secretaria de Estado da Educação do Amapá.

A entusiastas e incansável idealizadora dessa nova gestão compartilhada e da nova metodologia de ensino com as Escolas do Novo Saber, Goreth Sousa, titular da secretaria de Estado da Educação do Amapá. explica para a reportagem que  "Para que os alunos possam se desenvolver em todas as suas dimensões, o nosso período integral é dividido em dois momentos: o pedagógico e a parte de recreação. No momento de lazer, eles recebem atividades dirigidas e orientadas, para que o aluno se divirta e também possa ter momentos de aprendizado".
A Escola em Tempo Integral, também chamada de Escola do Novo Saber, tem sua metodologia focada na base nacional comum e na parte diversificada. Ambas se complementam para auxiliar os estudantes a construírem seu projeto de vida. O programa tem por objetivo principal o planejamento, execução e a avaliação de um conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão.

Desde 2017, oito escolas estaduais passaram a  oferecer as séries iniciais do Ensino Médio em horário integral. Em Macapá, cinco escolas foram selecionadas pela Seed para ofertar a modalidade de ensino: Tiradentes, Raimunda Virgolino, Maria do Carmo Viana dos Anjos, Colégio Amapaense e José Firmo do Nascimento. Outras três escolas são do município de Santana: Augusto Antunes, Alberto Santos Dummont e Elizabeth Picanço Esteves.

E neste ano, a rede estadual terá mais quatro Escolas do Novo Saber: Jesus de Nazaré, Professor Lucimar Del Castillo e Maria Carmelita do Carmo, em Macapá; e Escola Elias Trajano, no município de Porto Grande. Juntas, as unidades vão atender 420 estudantes, com três turmas cada, em tempo integral. Nessas escolas, as aulas estão previstas para se iniciarem nesta segunda-feira (25).

As escolas começam a ofertar a modalidade apenas na 1ª série do ensino médio e, gradativamente, vão expandido para a 2ª e 3ª séries. Com a expansão, o Amapá passa a ter 12 escolas do Novo Saber, com atendimento de cerca de 4 mil estudantes.

O projeto pedagógico da escola de tempo integral que pretende redimensionar e enriquecer a estrutura organizacional da escola como novos espaços, com elementos curriculares ampliadas e formação qualificada da equipe escolar. É importante destacar que esse projeto pedagógico deve ser conhecido e alinhado por todos os profissionais da unidade escolar.

Além de que o projeto da escola de tempo integral vem atender, ao que determina a LDB que estabelece em seu Art.67 - • prevê a valorização dos profissionais da educação. É preciso ter profissionais formados e capacitamos para o exercício da sua função. Cada profissional que exerce suas funções dentro de uma organização escolar, precisa estar preparado para exerce-las, participando do processo de orientação e formação.

Ainda há vagas
Para quem deseja estudar nas Escolas do Novo Saber, a matrícula pode ser feita diretamente na escola em que pretende estudar. Ainda há vagas para o ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries), inclusive, nas quatro novas unidades que ofertarão o modelo de ensino a partir deste ano: Lucimar Del Castillo, Jesus de Nazaré, Carmelita do Carmo, em Macapá, e Elias Trajano, em Porto Grande, onde o ano letivo começa no dia 20 de março. Às 13h, será o acolhimento dos estudantes novatos e, às 17h, é a vez de receber os pais. As aulas em sala iniciam no dia seguinte, 21, às 7h30.


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