JUSTIÇA BATEU O MARTELO: Reajuste da Tarifa de ônibus de Macapá
passa de R$ 3,25 para R$ 3,50
Mesmo
com reajuste que começa a vigorar nessa quarta-feira (13), o Setap considera
que Macapá tem a tarifa de ônibus mais defasada de todas as capitais
brasileiras
Da
Editoria
A decisão tomada nesta segunda-feira, 12,
pela 3ª Vara Cível e de Fazenda Pública de Macapá em reajustar a tarifa de R$
3,25 para R$ 3,50 foi considerada bem abaixo das expectativas tanto pelo
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) quanto pela
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac). O Setap pedia o reajuste
para R$ 3,90 e a planilha apresentada pelo município apontava uma grande
defasagem e considerava uma tarifa de quase R$ 3,70.
O Setap afirma que o reajuste não compensa as
perdas dos últimos dois anos. E aponta os investimentos realizados ao longo dos
últimos seis anos, que foram ignorados pela Prefeitura de Macapá durante a
discussão na justiça. Desde 2013, 170 novos ônibus passaram a fazer parte da
frota de Macapá. A renovação representa 90% da frota atual, que atualmente é de
189 veículos. Os dados fazem parte de um estudo apresentado à Prefeitura de
Macapá, que destaca os avanços no setor de transporte de passageiros.
O sindicato lamenta que o transporte público
não venha sendo tratado como prioridade pelas gestões municipais e aponta a
falta de manutenção nos corredores de ônibus, a demora em até quatro anos para
concessão de reajustes e a falta de diálogo do poder público.
A idade média da frota atual é uma das
menores do Brasil e bem abaixo da média nacional. 4,74 anos. O sistema já
chegou a transportar uma média de 120 mil passageiros por dia, mas a chegada do
transporte por aplicativo e o crescimento do transporte pirata, baixou essa
média para 85 mil passagens comercializadas ao dia.
Houve ampliação no número de linhas, que era
pouco mais de 20 e hoje chega a 36 e no número de viagens ao dia, que é de
1.378, considerando os dias úteis. Em termos de investimento, a partir de
parcerias público-privadas, foram construídos pelas empresas de ônibus 50 novos
abrigos desde 2013, e reformados cinco terminais: Brasil Novo, Marabaixo,
Açucena, Congós e Zerão.
Mesmo com tantos investimentos, Macapá tem a
tarifa de ônibus mais defasada dentre todas as capitais brasileiras. De acordo
com Setap existe uma defasagem agravada pela ausência de uma política pública
em nível local e nacional que privilegie o transporte público em relação ao
transporte particular.
Um estudo realizado pela própria Prefeitura
de Macapá e juntado aos autos no processo que garantiu o reajuste tarifário,
aponta uma grande defasagem no valor atual da passagem de ônibus. O Setap
defende a adoção de um calendário tarifário, que evitaria longos períodos sem
reposição das perdas.
O valor da nova tarifa começa a valer a
partir desta quarta-feira, 14. Fonte Ascom/Setap
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