sábado, 28 de setembro de 2019

SAÚDE EM FOCO - JARBAS DE ATAÍDE


              DO SUICÍDIO “AMARELO” AO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO

Resultado de imagem para SETEMBRO AMARELO 2019          Depois do mês de maio “Amarelo”, marcado com números cada vez alarmantes de mortes no trânsito, vem o setembro “Amarelo” mostrar que a vida humana, tão defendida com discursos, frases e jargões, vêm sendo ignorada e perdendo seu significado e valor, se esvaindo no vazio das mentes e dos corações, nas estradas e nos leitos hospitalares.
 Preocupados em reduzir custos nos serviços essenciais, contingenciando, remanejando, retirando recursos do orçamento, os gestores, governantes e parlamentares seguem descumprindo aquilo que apregoam nas campanhas de cuidar, manter e valorizar a vida, em todas as suas dimensões.
Chama-se de suicídio o ato de tirar a própria vida, sem envolver ou atribuir o fato a outrem. Já o homicídio é o ato de levar a morte de alguém, por ação, intensão (dolo) ou culpa.
Assim como a perda de vidas humanas é evitável no trânsito, com medidas preventivas, infraestrutura viária e legislação punitiva (Lei Seca, CONTRAM, Código de Trânsito), a auto-eliminação da vida (suicídio) também é evitável, pois é antecedida por sinais de alerta, comportamentos dissocias ou síndromes psicológicas que podem ser percebidos antes de se consumar o ato.
Então, no trânsito o suicídio pode ocorrer
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...