BR
156 – APÓS 43 ANOS RODOVIA TERÁ MAIS DOIS ANOS PARA TER CONCLUÍDO O
ASFALTAMENTO - 2022
O
governador Waldez Góes, entre os anos de 2003 e 2009 foi o responsável por
asfaltar 195 quilômetros da BR-156, entre os municípios de Ferreira Gomes e
Calçoene e hoje atuou junto com a Bancada Federal e o presidente do Senado,
Senador David Alcolumbre para que essa obra seja concluída seu asfaltamento até
o Oiapoque.
Reinaldo
Coelho
Considerada uma das rodovias
federais mais antigas em construção no país, a BR 156 já teria consumido quase 90 anos desde que o marechal Cândido Rondon a projetou e há 43 anos com o início
do asfaltamento do trecho Norte e tem cerca de 110 quilômetros que ainda seguem
tomados pela lama e poeira. O trecho ainda não finalizado fica entre as cidades
de Calçoene e Oiapoque e é considerado crítico principalmente no período
chuvoso, onde é rotineira a erosão da pista e a formação de atoleiros.
Além do trecho Norte, a
BR-156 ainda tem mais 240 quilômetros sem asfaltamento no trecho Sul, que parte
de Macapá até Laranjal do Jari. A mais antiga rodovia em obras com um total de
964 quilômetros ligando o Sul do Estado (Laranjal do Jari) ao Norte (Oiapoque).
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O DESBRAVAMENTOS FEITOS PELOS PIONEIROS AMAPAENSES ENTRE ELES O ENGENHEIRO WALTER DO CARMO ENFRENTARAM A SELVA AMAZÔNICA MAIS TRAÇARAM A BR 156 NO MAPA DO AMAPÁ |
Essa novela que diversas
gerações de amapaenses vem acompanhando e sofrendo coma lentidão e os valores
já investidos em uma obra essencial para a mobilidade e conectação dos 16 municípios
amapaenses, fazendo o fluxo da produção e de abastecimento chegue aos
amapaenses nas regiões de difícil acesso está chegando ao fim.
Essa é a esperança após as
obras de asfaltamento do trecho norte da BR-156, que liga Macapá ao município
de Oiapoque, foram retomadas. Nesta segunda-feira, 7, o governador do Amapá,
Waldez Góes, acompanhou uma comitiva formada pelo ministro da Infraestrutura,
Tarcísio Gomes Freitas, o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e
membros da bancada federal, ao canteiro de obras, em Oiapoque. A previsão é que
os trabalhos de pavimentação da rodovia sejam concluídos até 2022. Os
serviços passaram a ser de responsabilidade do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (Dnit), que tem meta de concluir ainda este ano
10 quilômetros de pavimentação, entre a sede do município de Calçoene e a
comunidade de Carnot.
“Foi graças à articulação da
bancada federal amapaense, que nos procurou e falou sobre a importância dessa
obra, que decidimos colocá-la como uma das prioridades do nosso governo para os
próximos anos”, anunciou o ministro Tarcísio Gomes Freitas.
Devido a isso, no início do
ano foram liberados R$ 30 milhões para a execução da obra. Mais R$ 20 milhões
serão liberados até o final deste mês, segundo o ministro.
O governador Waldez Góes
destacou que as obras da BR-156 deverão proporcionar o desenvolvimento
socioeconômico da região norte do Estado, além de reforçar a união entre o
Brasil e a União Europeia através da fronteira com a Guiana Francesa.
“Esse trabalho será um
gerador de emprego e renda durante as obras e, principalmente, após a sua
conclusão, proporcionando o desenvolvimento desta região e fortalecendo a nossa
relação comercial com a União Europeia por meio do governo francês”, frisou.
O diretor-geral do Dnit,
general Santos Filho, tranquilizou as autoridades com relação ao andamento das
obras no inverno.
“Já temos todo um
planejamento para dar continuidade ao trabalho. Com a chegada do inverno vamos
atuar com as construções de bueiros e pontes ao longo da rodovia”, explicou.
O presidente do Senado
Federal, Davi Alcolumbre, lembrou que entre os anos de 2003 e 2009 o Governo
Waldez foi o responsável por asfaltar 195 quilômetros da BR-156, entre os
municípios de Ferreira Gomes e Calçoene.
“Ele (Waldez) foi o político
desse estado que mais asfaltou essa BR antes dela ser repassada para o Dnit”,
frisou Alcolumbre.
Para o senador Lucas Barreto
a retomada da obra vai mudar a realidade da população de Oiapoque, que sofre há
anos com a atual situação da BR.
“Essa é a obra mais antiga
do país. Essa população sofria com a falta de acessibilidade ao município. Isso
deverá mudar completamente com a conclusão desses serviços”, ressaltou o
parlamentar.
UMA
HISTORIA DE 87 ANOS
As
obras começaram em 1932. Foram apenas nove quilômetros construídos até 1945. De
lá pra cá, foram muitas idas e vindas de autoridades locais à Brasília, em
busca de recursos federais para asfaltar a estrada, considerada vital para o
desenvolvimento e a integração do Amapá por meio dos municípios cortados pela
BR 156.
Considerada
uma das rodovias federais mais antigas em construção no país, a BR 156 já teria
consumido quase 80 anos desde que o marechal Cândido Rondon a projetou, como
fator de integração da Amazônia Setentrional. São aproximadamente 800
quilômetros entre Laranjal do Jari, na divisa do Amapá com o Pará, e Oiapoque,
na fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, dos quais 500 quilômetros já
estão asfaltados.
Os
primeiros 100 quilômetros de pavimentação da estrada foram construídos no
governo do Presidente José Sarney (1985-1990), que depois viria a ser eleito
senador pelo Amapá. Depois, como parlamentar do Estado, alocou recursos de suas
emendas parlamentares para garantir a retomada da pavimentação. Faltam pouco
mais 100 quilômetros para que essa ligação entre a capital e o último município
ao norte possa ser feita com segurança.
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