quarta-feira, 2 de outubro de 2019

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? CABOS AÉREOS DE TELEFONIA SOLTOS NOS POSTES AMEAÇA AO CIDADÃO


DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?
CABOS AÉREOS DE TELEFONIA SOLTOS NOS POSTES AMEAÇA AO CIDADÃO



Emaranhado de fios se multiplica nos postes e representa risco de acidentes, principalmente os que se soltam e ficam pendurados nos calçamentos e ruas. Nas grandes capitais internacionais não existem posteamentos, principalmente nos centros das cidades, os cabeamentos são subterrâneos. Trazendo despoluição visual e embelezando mais as ruas.


Reinaldo Coelho


Não precisa ser muito atento para observar a quantidade de cabos e fios baixos e pouco tensionados em postes de luz em todas as cidades, sem distinção. O emaranhado, além de esteticamente ruim, pode ocasionar acidentes. Em alguns bairros periféricos é comum caminhões atingirem fios e, por consequência, derrubarem postes. E quando isso acontece, transito lento e algumas horas sem telefone, Internet ou mesmo eletricidade são algumas das consequências.



Cidadão amarra sacola plastica no cabo telefônico para prevenir acidentes no cruzamento da  Avenida Timbiras

Após queima da ciaxa de telefonia
a fiação ficou no calçamento

De acordo com especialistas há alguns anos os postes foram projetados para a fiação elétrica de baixa e de alta tensão. Posteriormente e separadamente, veio a fiação telefônica. Entretanto, quando estes foram agrupados em cabos, passou-se a utilizar a posteação de energia também para este fim.

Hoje, tem cabos de Internet e muitos outros serviços que criam um peso extra e exigem um esforço maior destes postes que chegam a ficar flexionados. E em função da utilização da telefonia celular e da Internet como comunicação, a tendência é que a rede física de telefone se torne totalmente obsoleta em um curto período de tempo. Entretanto, ela já está se tornando obsoleta, sendo desligada, mas esquecida nos postes.


Recentemente o Bom Dia Brasil (TV Globo) mostrou o emaranhado de fios que se enroscam nos postes em todo os país. A maioria são das diversas empresas de telefonias ou internet que utilizam o posteamento das distribuidoras de energia para fixarem suas redes de distribuição.

Aqui em Macapá, esse fato já existe e vem causando problemas seríssimos aos transeuntes. Pois, o excesso e o descuido e a falta de manutenção tem deixado esses postes sobrecarregados e muitos deles não estão resistindo a esse aglomerado e arrebentando, ficando pendurados e causando riscos de acidentes aos pedestres e motociclistas.

As regra que determina sobre a fiação inoperante nos postes de Macapá parecem precisa. Porém, na prática, o que se vê nas ruas são fios soltos, emaranhados, amarrados a placas de trânsito. Uma verdadeira bagunça.

Caixa de Telefonia tem curto e
queima, deixando fio soltos no
calçamento da Avenida FAB
Essas ameaças de acidentes já se concretizarem em diversos bairros de Macapá. Recentemente, na terça-feira (2) em plena Avenida FAB, ao lado de um Abrigo de Passageiros localizado ao lado do Fórum de Macapá e atraz da Escola Santa Bartolomea Capitani, uma caixa de telefonia teve um curto e indendiou, deixando seu cabo pendurado e arrebentado em pleno calçamento o que assustou os transeuntes e ali está a dois dias e nada foi feito. (Veja as imagens )


Resíduos da Caixa queimada
 na calçada







De quem são esses fios e cabos baixos?
Emaranhados de fios que pendem de postes de luz incomodam e assustam pelo perigo de acidentes e estão em toda a cidade. Rolos e mais rolos de cabos em postes,  onde parece que não dá para pendurar mais nada. Não são ligações clandestinas. São os fios de eletricidade, telefonia, televisão, luz. Em alguns bairros de Macapá tem fiação amarrada com um pedaço de corda. Mas também sobram pontas soltas, no chão e perto da cabeça das pessoas. E muita gente não sabe qual desses cabos traz o risco de um curto circuito, um choque ou um incêndio.

Mas  quem deve resolver o problema? A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) que informou que não pode mexer em fios e cabos de empresas de TV a cabo ou telefonia, por exemplo, e que todas as manutenções e substituições de postes que possuem serviços compartilhados com as empresas de comunicação são programadas e as empresas parceiras avisadas com antecedência para que as mesmas possam garantir a integridade de suas redes e o funcionamento de seus respectivos serviços.




-------------------------------------------------------------------------------------------
MAIS IMAGENS


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...