EmPLACAndo - PROJETO MUSICAL AVENÇA'
Projeto Musical Avença é analisado em artigo acadêmico-cientifico de mestres
e doutores amapaenses
Reinaldo
Coelho
Publicado recentemente pela Revista de Educação,
Ciência e Cultura (ISSN22236-6377) da Universidade LaSalle em Canoas (RS) um
artigo titulado Projetos de valorização da cultura e da religiosidade nas escolas: um
olhar sobre o projeto avença da banda placa, assinado pelos Mestres e
Doutores Piedade Lino Videira e Elivaldo
Serrão Custódio e pelas Licenciadas em Pedagogia Elisângela de Souza Pereira e
Jéssica Baia Araujo.
De acordo com os autores o referido artigo teve como objetivo
analisar as potencialidades didático-pedagógicas existentes no conteúdo
histórico, cultural, sociológico, étnico-racial e educacional presente no
Projeto Avença da Banda Placa da cidade de Macapá-AP. Assim, a pesquisa teve
por objetivo ainda verificar sua contribuição para o processo de salvaguarda,
reconhecimento, valorização e promoção do patrimônio cultural afro-amapaense,
bem como a compreensão do papel da cultura na relação ensino-aprendizagem
escolar por meio de projetos interdisciplinares.
E esse posicionamento cientifico educacional
desses educadores amapaenses, que reconhecem em um Projeto Cultural
genuinamente amapaense e criado e executado por um grupo de músicos e difusores
da cultura afro-amapaense como já enraizado na formação cultural do cidadão
Tucuju. A Banda Placa, que iniciou com um grupo musical, de difusão da música,
passou a ser autoral de diversos projetos sociais, culturais
e esportivos.
Na introdução do artigo foi destacado que a Banda
Placa é uma relevante página da cultura amapaense, seja pelas poesias musicais
que produziram, seja pelas pesquisas e conhecimento construídos sobre a realidade
cultural afroamapaense.
O Projeto Avença idealizado pela Banda Placa com o
intuito de promover a salvaguarda do patrimônio cultural afro-amapaense, é um
recurso didático-pedagógico eficaz para a implementação da Lei n. 10.639/2003
que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 26A), e
tornou obrigatório o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira
nas escolas do nosso país.
O líder desse grupo, Carlos Augusto Gomes, o Carlitão,
cantor, produtor musical e cultural e professor de Educação Fisica, além de
técnico esportivo, germinou esses projetos, que foram abraçados pelos integrantes
da Banda Placa: Diego César Gomes da
Silva, Alan Max Pantoja Gomes, Álvaro de Jesus Gomes, José Valério Almeida
Tavares Junior, Vavá, Urubatan Santos
Saraiva, Batan.
O que é o
Projeto Avança?
PROJETO AVENÇA - SHOW NAS ESCOLAS. - Placa Cultura |
O objetivo desse projeto é possibilitar a interação
das novas gerações com a identidade cultural amapaense, fortalecendo e
valorizando a historicidade e a ancestralidade regional, de modo que o contato
com a diversidade contribua para a convivência harmoniosa dos grupos sociais.
Metodologicamente, a Banda Placa, por meio do Projeto
Avença, busca parcerias com escolas e comunidades, a fim de estabelecer
relações e diálogos que tratem da herança cultural do negro, pois como nos diz
Carlitão grupos mantenedores de uma cultura milenar.
A principal meta deste projeto é divulgar, valorizar,
preservar e estimular o sentimento de pertencimento dos estudantes diante das
heranças do povo negro do Amapá.
O lançamento do projeto “Avença” aconteceu em agosto
de 2014, na Escola Estadual Castelo Branco, hoje denominada de Escola Estadual
José Firmo do Nascimento, localizada no Bairro Trem. Nessa ocasião foram
desenvolvidas atividades como eleição do grêmio estudantil, doação de sangue e
gincana cultural.
Após o lançamento do projeto, em setembro do mesmo
ano, a Banda Placa em parceria com a Associação Cultural Geração Torrão do
Matapi, desenvolveu uma série de atividades culturais na comunidade, com mostra
de artes visuais, peças de artesanato, venda de comidas típicas, mostra de
instrumentos usados na cultura local, sorteios de prêmios e o show de
encerramento do projeto com a Banda Placa e o grupo de marabaixo do Torrão do
Matapi.
De acordo com a Banda Placa, uma das atrações que
chamou bastante atenção do público foi a apresentação da música Irá Ayê, que é
uma composição do músico e baixista Alan Gomes e traz a participação de um
ícone da cultura amapaense, conhecido como Manoel Caldo6 , morador do Quilombo
do Cria-ú.
A música Irá Ayê, significa Mel da Vida, e traz
algumas expressões indígenas como uma forma de preservar a ancestralidade. Os
arranjos musicais foram cuidadosamente montados a partir de conhecimentos e
experiências culturais vivenciadas dentro de comunidades. Como podemos verificar
na letra da referida música:
Ê, ê, ê marcolina
tu cala a boca marcolina aia só que quem dá é deus o
marcolina você moça pensa que é
melhor do que eu o marcolina diz que tem duas varas de
condão
e é mentira ela não tem nem derréis para o sabão
irá ayê irá ayê, erê irá ayê irá ayê, irá ayê, irê
pada pundê anauê pará yara.
Refrão ira yara irê yara pada pê rerê pada pê rerê
ê, ê marcolina eu quando vim da minha terra trouxe fama de judeu eu dei um soco num
caboclo que a fortaleza tremeu
irê yara irê yara
pada pê rerê pada pê
A
composição Irá Ayê pertence ao CD intitulado Avença, lançado pela Banda Placa,
no qual encontram-se mais seis composições que retratam características
regionais. São elas: Marquês de Bonfá; Varas douradas; Na levada do bolão;
Tambores; Batalha entre mouros e cristãos; e Origem da festa de São Tiago.
Capa do CD
Avença
Fonte:
Banda Placa, 2014.
A
ilustração acima é a representação da capa do CD Avença, cheia de significados,
que foram explicados pelo professor Carlitão da seguinte forma: A
capa do Projeto que a gente chama de Avença tem aquela menina que é uma garota
de uma oficina de percussão que nós fazemos na Lagoa dos Índios, a caixa de
marabaixo que ela está utilizando é feita de um material reciclável, de caixas
de hortifrutigranjeiro que a gente monta.
Essa
igreja que está como cenário é a Igreja de São Tiago na comunidade da Vila de
Mazagão Velho e a pomba branca representa a Festa do Divino Espírito Santo
também na vila de Mazagão Velho e a coroa que se vê na cabeça dessa garotinha,
era uma coroa utilizada por uma senhora chamada de Tia Odacina, que era
moradora de Mazagão Velho, a qual é falecida e era a responsável pela
manutenção da Festa do Divino.
O
painel azul de trás com a lua eu tirei em frente de casa e ela está iluminando
a pomba estrategicamente, porque em algumas comunidades a presença da lua tem
muito a ver com a produção agrícola e simboliza o período de chuva, onde as
pessoas podem plantar e colher, dentro dessa proposta do Projeto Avença, que
quer dizer harmonia, a gente juntou um pouco de cada comunidade que a gente
visitou e andou fazendo pesquisa (CARLOS AUGUSTO GOMES, 2015).
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