quarta-feira, 20 de maio de 2020

Covid-19: “Estamos com as farmácias desabastecidas”, diz médico do comitê à Comissão da Covid-19 da Alap


Covid-19: “Estamos com as farmácias desabastecidas”, diz médico do comitê à Comissão da Covid-19 da Alap
Reunião por videoconferência nesta quarta-feira (20/5/2020)

A declaração é do médico do CBM, coronel Pedro Omar, que integra a equipe do Comitê de Enfrentamento à Pandemia do novo coronavírus no Amapá. Ela foi passada aos parlamentares da Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa, em reunião por videoconferência nesta quarta-feira (20/5/2020), que durou quatro horas. “Estamos com as farmácias desabastecidas”, assegurou o médico.

A equipe também repassou aos legisladores informações sobre medicamentos para o tratamento da doença, o protocolo adotado para o atendimento precoce para bloquear e impedir a replicação viral e a abertura de mais leitos. Os profissionais da saúde foram enfáticos ao afirmarem aos deputados que não há nenhuma elaboração de coquetel para a cura da doença ou mesmo uma vacina para prevenir que as pessoas fiquem imunes ao vírus.

“A população precisa nos ajudar porque tem um ponto importante que precisamos enfatizar; o vírus não tem cura e o que nós estamos propondo é atendimento precoce para fazer o bloqueio e evitar a replicação viral, isso tem contribuído na redução de casos graves e consequentemente permitido que os leitos sejam ocupados por aqueles com o estado mais grave da doença”, disse a cardiologista Ana Chucre.

Mas para garantir o atendimento precoce, a equipe reconheceu junto à comissão a necessidade de manter o estoque abastecido com os medicamentos para a eficácia no tratamento. “Estamos totalmente com as farmácias desabastecidas”, assegurou o médico do CBM, Pedro Omar.

O presidente da Assembleia Legislativa, que também participou da reunião, comunicou sobre a possibilidade da abertura de uma conta judicial para garantir a compra de medicamentos e equipamentos pelo Governo do Estado. “Defendi na reunião com os representantes do Conselho Gestor, Legislativo, Executivo e Judiciário, mais o MPE e TCE, a abertura de uma conta judicial o que daria garantia as empresas que irão receber e ao estado a certeza que os medicamentos serão entregues”, informou.

A iniciativa do Legislativo foi bem aceita pela equipe do Comitê de Enfrentamento à Pandemia. “Qualquer atitude que a Assembleia tomar será pioneira. Hoje nenhum estado conseguiu um alinhamento entre prefeitura, governo e legislativo, se conseguirmos esse entendimento, será uma ótima resposta para impedirmos que a saúde pública estadual entre em colapso”, disse Pedro Omar.

Além das informações, a equipe respondeu a perguntas dos parlamentares. “Foi uma reunião importante, conseguimos dados que irão nos ajudar na elaboração de proposituras para o combate o combate à Covid-19, além de termos o real conhecimento de como está sendo realizado o trabalho de enfrentamento à pandemia, e do que está faltando para conseguirmos reduzir o índice de infecção no estado”, destacou o presidente da comissão, deputado Max da AABB.

Também estiveram presentes na videoconferência as deputadas Aldilene Souza (PPL), Cristina Almeida (PSB), Edna Auzier (PSD), os deputados Paulinho Ramos (PL), Júnior Favacho (DEM), Jack JK (Cidadania) e Charly Jhone (PL), o epidemiologista Patrício Almeida, o reumatologista Marco Túlio Franco, a subsecretária estadual de Saúde, Leila Silva e o assessor da presidência do Senado Federal, Jardel Nunes, ex-secretário de saúde do Amapá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...