terça-feira, 23 de junho de 2020

Macapá utiliza na pavimentação tecnologias de blocos de concreto


Macapá utiliza na pavimentação tecnologias de blocos de concreto
  
Ruas do Conjunto da Embrapa já estão sendo pavimentadas com bloquetes
Reinaldo Coelho

Para quem vive ou já viveu em uma rua sem pavimentação sabe muito bem o valor de ter esse direito garantido e os transtornos enfrentados com a poeira, lama, buracos e pedras soltas. Ter uma rua pavimentada com asfalto ou o equivalente de qualidade é um direito de todos e dever das prefeituras municipais, contudo vias sem infraestrutura ainda são uma realidade nos municípios amapaense, principalmente na capital amapaense.

Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988 é dever de toda a prefeitura municipal prover uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas, realizar a manutenção, fazer a drenagem para a água da chuva e a sinalização das ruas, investimentos estes que refletem diretamente na economia, saúde e bem estar da comunidade.

INF.: 186/ADM/OUT/2019 – INÍCIO DOS TRABALHOS DE PAVIMENTAÇÃO E ...Um dos maiores problemas da pavimentação asfáltica nas cidades brasileiras, principalmente da Região Norte que tem uma constância e prolongado do inverno amazônico, quase seis meses de chuvas, provocando assim alagamentos devido a impermeabilização do solo das artérias das comunidades.

Com a pavimentação das ruas com blocos de concreto, além de melhorar o trânsito de veículos, vai amenizar problemas como o escoamento da água e evitar a lama no período chuvoso e a poeira no tempo seco. Destaque-se que as ruas e avenidas a receberem essa tecnologia, deverão ter um controle do tipo de veículo a circular, sem causar danos de afundamentos do material.

Macapá está experimentando essa nova tecnologia em um dos bairros do município, o Bairro Universidade no Conjunto da Embrapa, a exemplo de outros municípios brasileiros e inclusive amapaense, pois o município de Mazagão recebeu o serviço nas ruas do Distrito de Mazagão Velho.
Logradouros de Mazagão Velho já utilizam os bloquetes como pavimentação

O governo do Estado Amapá (GEA), já realizou obras com a mesmas tecnologia na comunidade de São Pedro dos Bois, área rural distante 70 km de Macapá. O GEA executou em 2019 as obras de pavimentação da via de 513 metros com bloquetes, drenagem, meio-fio e calçada.
Comunidade de São Pedro dos Bois, recebeu em 2019 em sua principal avenida bloquetes feitas pelo GEA

Vale lembrar que cidades históricas de Minas Gerais como Ouro Preto, São João Del Rei e outras, pavimentadas no tempo do império, até hoje preservam suas pavimentações intactas num sistema rústico, porém similar, usando-se na época paralelepípedos, muito utilizados em muitas cidades europeias. No Brasil já foi utilizado e infelizmente a modernidade trouxe o asfaltou, oriundo do petróleo, considerado uma dos maiores produtos poluidores da humanidade e seus derivados, caso do asfalto industrializado, que tem em seus componentes o pinche.

A experiência no Conjunto da Embrapa


Pavimentação com bloquetes no Conjunto da Embrapa

Primeira experiência, no conjunto da Embrapa, vinha sendo implantada até o início da pandemia, que acometeu operários, mas que deve ser retomada ainda esta semana.  O secretário-adjunto de governo da Prefeitura de Macapá, David Covre, que coordena o Plano Municipal de Obras, disse na segunda-feira (22) em entrevista no rádio, que está sendo testada uma nova tecnologia de pavimentação com blocos de concreto, que além de um custo menor tem uma durabilidade maior que o asfalto convencional. A primeira experiência tem sido no Conjunto da Embrapa, zona sul de Macapá, apesar de certo atraso no cronograma da empresa contratada.
 
Davi Covre
Davi Covre explicou que a empresa que venceu a licitação da obra não conseguiu concluir a obra, cabendo ao município adotar as medidas que a legislação determina. “Nós retiramos a empresa que parou a obra e chamamos a segunda colocada no certame, que manifestou interesse e retomou a obra”, anunciou o secretário, acrescentando que tudo caminhava bem até surgir a pandemia e alguns operários terem contraído Covid-10, inclusive o dono da firma e sua esposa.

Ele explicou ainda que os recursos para o custeio da obra são provenientes do projeto Calha Norte, do Ministério da Defesa, mas são específicos para a pavimentação em blocos de concreto, cabendo ao município bancar os serviços para a implantação de uma rede de drenagem, algo extremamente necessário dado o histórico daquelas imediações – de muitos alagamentos e transtornos – o que teria feito até moradores abandonarem suas casas.

Importância e vantagens ecológico e ambiental


Segundo técnicos do setor, entre as vantagens dessa modalidade, apropriada para vias locais e secundárias, a possibilidade até de uso de mão de obra comunitária quando a obra se dá em zonas rurais dos municípios.
As vantagens da utilização desse material como pavimento é que com rejuntamento simples de areia, possibilita-se a infiltração no solo condicionando uma absorção média diminuindo o escoamento superficial causador de enxurradas que leva transtorno a população, além de na necessidade de se dar manutenção nas redes de água e esgoto, podem ser retirados e recolocados com facilidade sem maiores danos na infraestrutura viária e com baixo custo.
O uso de bloquetes na pavimentação de ruas de médio e pequeno porte propiciaria economia, rapidez e versatilidade na manutenção, além de contribuir com o aspecto climático por irradiar menos calor do que o sistema tradicional com asfalto. Isso por causa de sua composição cimentícia de cor clara e porosa, o que possibilita a capacidade de refletir os raios solares com mais eficiência.
 
Praças e Logradouros utilizam bloquetes na urbanização
O bloquete contribui, assim, também para as questões ambientais quanto a temperatura e a infiltração das águas pluviais no solo evitando-se os escoamentos superficiais das devastadoras enxurradas, apesar de possuir capacidade de abrasão maior comparado com o asfalto.


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