quarta-feira, 26 de agosto de 2020

EDUCAÇÃO Leda Sadala comemora promulgação do NOVO FUNDEB

EDUCAÇÃO 
Leda Sadala comemora promulgação do NOVO FUNDEB 
 


Reinaldo Coelho 


A deputada federal Leda Sadala (Avant/AP) comemorou a promulgação do Novo Fundeb nesta quarta-feira (26). A matéria foi aprovada pelo Senado na terça-feira (25), sem alteração, e vai garantir mais recursos para a educação a partir de 2021. A parlamentar destacou a importância da mudança que torna o fundo permanente e vai possibilitar a melhoria da educação pública no Estado do Amapá, Santana e nos demais municípios. 

“O melhor presente que eu poderia ter recebido. Uma vitória, vitória da educação, vitória das nossas crianças, dos nossos professores, de toda a sociedade que assumiu o seu papel fundamental na democracia, pressionou e acompanhou todo o processo de discussão como sempre deveria ser em todas as questões” festejou Leda Sadala. 

 A deputada federal definiu assim o Novo Fundeb. “Com o Novo Fundeb que construímos na Câmara, aprovado sem alteração no Senado na terça (25) e promulgado nesta quarta-feira (26), mais que dobramos a complementação do governo federal os recursos para a educação, já a partir do ano que vem. A complementação do governo federal em relação ao Fundeb vai subir de 10% para 23%. Com isso, vamos poder construir mais creches, reformar e construir novas escolas, e pagar melhor os profissionais da educação”, ressaltou Leda. 

Segundo informou a deputada amapaense, 5% dos recursos da complementação terão de ser investidos na educação infantil, uma alteração importante para os municípios. “Em Santana e nos demais municípios amapaenses, por exemplo, muitas escolas precisam de reformas para que as crianças possam retornar às aulas após a pandemia. Falta a estrutura mínima para que as regras sanitárias sejam adotadas. Nossas crianças precisam de melhores condições para estudar”, declarou. 

Outra mudança que Leda Sadala (Avante/AP) considera essencial é o aumento do percentual destinado ao pagamento de professores e demais profissionais da área, de 60% para 70%: “Sem a valorização daqueles que estão envolvidos diretamente não há como haver ensino de qualidade, por isso foi fundamental ter a garantia de mais recursos para pagar os profissionais da educação, com o Novo Fundeb”, ressaltou a deputada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...