sábado, 19 de setembro de 2020

MORRE A CIRURGIÃ PLÁSTICA DRA. ZENEIDE ALVES DE SOUZA

 MORRE A CIRURGIÃ PLÁSTICA DRA. ZENEIDE ALVES DE SOUZA 

 




Por Pedro Velleda 

 

Dra. Zeneide  Alves de Souza faleceu nesta madrugada, aos 80 anos de idade, as 5h30min, na  UTI do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, Ceará. O corpo chegará amanhã, em Macapá, em horário ainda a ser confirmado. 

A cirurgiã plástica estava internada desde o dia 3 de julho de 2020, com fortes dores na coluna, e posteriormente com várias infecções que a levaram por quatro vezes a UTI, além de graves problemas pulmonares. 

Lutou bravamente pela vida, ao sair a primeira vez da UTI, nos brindou com um vídeo capturado pelo esposo Cláudio:  https://m.youtube.com/watchv=ZJf21ZMcaAI  


EXEMPLO A SER SEGUIDO 




Dra. Zeneide foi um dos maiores exemplos de solidariedade a raça humana, no espaço geográfico em que viveu, abraçando causas impossíveis, mas solucionadas com a força das ciências médicas, alicerçada na espiritualidade cristã. Zeneide foi uma esposa dedicada, amorosa, companheira, íntegra e com o coração maior do mundo. 


Além de cirurgiã plástica, foi médica do trabalho, administradora hospitalar e escritora. Sua caminhada gloriosa começa como professora primária (hoje fundamental I e II) e do Científico (Ensino Médio) no Território Federal do Amapá, hoje Estado. 


Os últimos quarenta anos dedicou-se ao exercício da medicina especializada em cirurgia plástica, atendendo pessoas carentes no Estuário Norte do Amazonas, onde localiza-se os Estados do Pará e Amapá, incluindo numerosos municípios ruralistas, carentes de assistência médica e outros benefícios sociais inerentes aos direitos humanos. 


Dra. Zeneide, além de professora e médica foi um ser humano iluminado, atrelado aos ensinamentos de Hipócrates. 


A situação precária de escolas e hospitais, onde trabalhou, não impediram jamais que seus conhecimentos fossem aplicados com profundo sentimento ético na relação com seus pacientes e colegas de trabalho. 


Para essa heroína da medicina não bastava vivenciar apenas a realidade dos hospitais, apesar de numerosas vidas salvas. 

O desejo de travar outras batalhas alia-se ao jovem idealista Cláudio Cavalcante da Silva, com quem estava casada há 17 anos e que é natural do Estado do Pará, município de Chaves. O casal criou a ONG Voluntariado da Amazônia, lançando a campanha de conscientização contra o escalpelamento de crianças e adultos, do sexo feminino, atingidos por eixo de motores instalados em embarcações sem os cuidados técnicos devidos. 


É imperioso dizer que essa campanha abriu um grande debate, chamando a atenção de instituições públicas e privadas, para uma realidade desconhecida através dos tempos. 

O apoio da imprensa, jornais, rádios e televisões foi fundamental para o despertar de uma realidade existente, que tem como componente, dor, lágrimas e sangue derramado no seio de uma sociedade ainda pouco considerada pelo poder público. A sociedade dos ribeirinhos ou dos brasileiros esquecidos ao longo dos séculos.  


Zeneide Alves de Souza, ao lado de Cláudio Cavalcante da Silva, não depuseram as armas, na luta pelos fracos e esquecidos, lançaram uma campanha nacional para que um projeto de lei de iniciativa popular, com amparo na Constituição de 1988, tornando obrigatório a introdução no curriculum escolar, da disciplina Prevenção de Acidentes, cuja matéria abordará a importância da prática de um gesto simples para que crianças e adultos mantenham distância de agentes causadores de graves acidentes, combatendo acidentes, reduzindo custos para a recuperação e readaptação de pessoas atingidas. 


A ESCRITORA 




DRA. Zeneide lançou em dezembro de 2014 seu livro que conta a história de sua vida e da cirurgia plástica na Amazônia, acreana e pioneira da cirurgia plástica aqui no estado, e traz muitas informações sobre fatos relevantes da sua vida e do seu trabalho na área de saúde no Amapá. 



VIDA PROFISSIONAL 

54 anos de serviço público, 42 anos de cirurgia plástica sendo a pioneira no Amapá. 34 anos de pronto socorro; 20 anos como professora primária. 

Foi membro do Conselho Federal de Medicina-CFM, na Câmara de Queimaduras e Cirurgia Plástica. Foi Secretária de Saúde do Amapá. 

Ex-Diretora do Hospital das Clinicas Alberto Lima (HCAL) Ex-Diretora do Pronto Socorro de Macapá. 

Recordista mundial em cirurgias reparadoras em crianças escalpeladas, com mais de trezentos pacientes atendidos. 

Mais de 10.000 atendimentos em queimaduras domésticas com crianças. 

Mais de 300 cirurgias reparadoras em fissura lábio palatal (lábio leporino). 

Diretora médica do CENTRO DE VOLUNTARIADO DA AMAZÔNIA. 

Idealizadora da campanha Disciplina Prevenção de Acidentes, nas escolas e universidades. 




Viabilizou o salto de paraquedas de Aída Gemaque Mendes, a vovó IAIÁ, falecida aos 110 anos em abril de 2020. 


Visitou mais de 150 cidades, em 10 países, juntamente com seu marido Cláudio Cavalcante da Silva, para divulgar o Centro de Voluntariado da Amazônia. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...