Com 55,67 dos votos válidos Dr. Furlan (Cidadania) é o novo Prefeito de Macapá.
Reinaldo Coelho
Após passar por diversas situações de catástrofes naturais e de energia elétrica, as eleições municipais de Macapá, foi a última a acontecer neste domingo (20) com a votação em segundo turno e os macapaenses escolheram o candidato Dr. Furlan 23 (Cidadania) com 101.091 de votos (55,67% dos votos válidos). Desde do início da apuração veio liderando os resultados.
A disputa ocorreu tendo como adversário o candidato dos Democratas Josiel (25) que obteve 80.499 votos 44,33% dos votos válidos. Josiel obteve o primeiro lugar na votação do primeiro turno com 29,47% (59.511) e o seu adversário Dr. Furlan 16,03% (32.369).
Macapá, capital do Estado do Amapá tem 292,7 mil eleitores aptos, que foram os últimos entre as capitais a irem às urnas, em 703 seções eleitorais. As eleições em Macapá aconteceram neste mês de dezembro após a Justiça adiar o pleito em função de crise energética que atingiu o Amapá em novembro.
Após quase 2 horas e meia de apuração, o TSE contabilizou que 193.210 eleitores (66,01%) compareceram às urnas. Destes, 3.884 (2,01%) votos foram em branco, e 7.736 (4%), nulo. A abstenção foi de 33,99% - o que representa que 99.508 eleitores não foram às seções eleitorais neste domingo (no 1º turno, o índice foi de 25,81%).
Foi a primeira vez que Dr. Furlan concorreu à prefeitura de Macapá. Ele é o único eleito do Cidadania, em 2020, para assumir a administração de uma capital brasileira.
Antônio de Oliveira Furlan (Cidadania) tem 47 anos, e mora na Zona Sul de Macapá há 7 anos. Dr. Furlan, como é chamado, é casado com Rayssa Furlan, e tem 7 filhos. Dr. Furlan nasceu na Costa Rica, quando os pais dele, José e Mirian, mudaram de país pra estudar.
Furlan cursou medicina em Belém (PA), e fez residência médica em cirurgia cardiovascular em São Paulo. Depois de um convite, ele veio para o Amapá, onde montou um serviço de cirurgia cardiovascular.
Em 2010, ele concorreu pela primeira vez a um mandato de deputado estadual e está no seu segundo mandato. A vice é Monica Penha, do MDB, que tem 39 anos.
PRIORIDADES DO PLANO DE GOVERNO MUNICIPAL
E é na área da saúde que o candidato tem um dos principais projetos para a prefeitura de Macapá. Dr. Furlan quer montar um hospital de emergência na Zona Norte da Capital.
Uma outra proposta do candidato é no setor de infraestrutura. Dr. Furlan pretende buscar recursos para revitalizar a orla de Macapá.
EDUCAÇÃO
Precisamos investir mais em educação. Com as escolas em tempo integral, alcançar a meta do Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica], formação continuada para os servidores, saúde ocupacional, e principalmente rever as perdas salariais de mais de 60% desde 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário