sábado, 13 de março de 2021

Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) consegue que usinas produtoras de oxigênio chegam ao Amapá

 Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) consegue que usinas produtoras de oxigênio chegam ao Amapá

 


Equipamentos passam a abastecer os municípios de Laranjal e Oiapoque

 

 

Um avião Hércules pousou na tarde deste sábado (13) em Monte Dourado-PA, fronteira com o município de Laranjal do Jari, levando a primeira usina produtora de oxigênio. No domingo Oiapoque receberá a segunda usina. 

 

O município de Laranjal do Jari, recebeu a usina produtora de oxigênio hospitalar que ampliará o suporte aos portadores graves de Covid-19. Os equipamentos serão instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.

 


 “Esse reforço foi pensado como retaguarda para ser usado em situações de colapso e falta de oxigênio em casos graves de Covid. Por isto, esses equipamentos salvarão vidas", explicou o secretário de Saúde de Laranjal do Jari, Tedy Marcel.

 


O senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) iniciou as tratativas para garantir essas usinas de oxigênio, junto ao ministério da Saúde ainda no mês de fevereiro, após ter sido informado pelo governador do Amapá, Waldez Góes, de que o estado estava correndo risco de escassez de oxigênio. Davi, então, solicitou ao governo federal uma ação rápida no estado, com a disponibilização de duas usinas produtoras de oxigênio hospitalar.

“Estamos buscando evitar um colapso total das redes pública e privada de Saúde, como o aumento do número de mortes em decorrência da Covid-19, principalmente pela escassez e falta de oxigênio para o apoio dos pacientes com coronavírus", explicou o senador.


O governador do Estado recebeu os equipamentos, trazidos pela Força Aérea Brasileira (FAB), no vale do Jari acompanhado do prefeito do município, Marcio Serrão.

“O Amapá passa a ser dono das usinas o que significará uma grande economia. Agradeço a articulação decisiva do senador Davi Alcolumbre para a chegada dessas usinas no Jari e em Oiapoque", registrou Waldez.



A preocupação de Davi é evitar que o Amapá passe por situação semelhante à que ocorreu em Manaus, sobretudo porque os dois municípios amapaenses ficam nos pontos extremos do estado, com acesso dificultado por estradas de terra, que ficam ainda piores durante o período de chuvas. A questão, conforme o senador, é de estratégia e de logística.

"As duas usinas passam a ser do estado do Amapá. Foram doadas pelo governo federal e passam a gerar uma grande economia ao estado, além de garantir o abastecimento de oxigênio de maneira permanente", afirmou o senador.

Também partiu de Alcolumbre o pedido ao ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, do avião do tipo Hércules, que está transportando as usinas aos municípios do Amapá.

 Mais equipamentos

Em vídeo gravado ainda neste sábado, Davi informa que os esforços para combater a doença  não vão parar. De Brasília, onde se encontra, Alcolumbre afirma que vai negociar esta semana, com o governo federal e ministério da Saúde, a aquisição de mais respiradores, monitores e bombas de infusão para o Amapá.

"Todos os esforços serão canalizados para combater e aliviar o sofrimento causados por essa doença, que já ceifou a vida de centenas de amapaenses e de milhares de brasileiros", assegurou Davi.

 

*Assessoria de Imprensa*

Davi Alcolumbre

Fotos: Governo do Amapá




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...