quinta-feira, 13 de maio de 2021

SAÚDE EM FOCO - ÓLEOS ESSENCIAIS E BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA: SAÚDE DO SNC.

ÓLEOS ESSENCIAIS E BARREIRA HEMATOENCEFÁLICA: SAÚDE DO SNC.  



Por Jarbas de Ataíde 

Nosso SNC é protegido por várias camadas que impedem a entrada de substâncias, toxinas, poluentes e germes.  Essa proteção é chamada de barreira hematoencefálica, constituída de capilares venosos (endotélio e camada basal) e pelas 3 meninges (duramater, aracnoide e piamater), que envolve todo o encéfalo (cérebro e cerebelo) e a medula espinhal,  além da proteção óssea da caixa craniana e da coluna vertebral. 

Essa proteção natural do tecido nervoso, lhe confere uma seletividade para a entrada de substancias estranhas, como germes e medicamentos, que são filtrados, selecionados e degradados pelo sangue (imunidade humoral e celular). 

“Por ser impermeável, ou seja, não permitir a passagem de invasores e nem mesmo de moléculas estranhas do sangue para o cérebro,... ela seleciona o que pode atravessá-la. Entretanto, quando um medicamento necessita chegar até ao cérebro ela age como um porteiro rigoroso e não o deixa passar. Isso é um problema quando se deve tratar determinadas doenças neurológicas”. (Alessandro Machado, doTerra)

A medicina convencional acessa o tecido nervoso, quando necessário, por duas vias: via cirúrgica, rompendo as barreiras naturais (osso, vasos e meninges) ou por via nasal. Todavia, ambas as vias são invasivas ou pouco eficientes, daí a necessidade de se encontrar outros meios para contornar a barreira. Pela via oral (ingestão) ocorre degradação entero-hepática.  

Estudos feitos em 1992 descobriram que moléculas de sesquiterpenos e sesquiterpenóis, presentes nos óleos essenciais como o Mirra( Commiphora myrra) e o Sândalo ( Santalum álbum), tem a capacidade de romper a barreira hematoencefálica, de maneira natural, pelas terminações nervosas do bulbo olfativo. Ao atingirem áreas do sistema límbico, como a amidala, que é uma das áreas do cérebro que grava e armazena traumas emocionais, eles ajudam a liberar essas memórias emocionais reprimidas. 

Assim, a alternativa da Aromaterapia é promissora nas patologias cerebrais, pois os OEs são mais puros e seguros, como das plantas aromáticas, cítricas, resinosas e conseguem penetrar na barreira. 

Outra vantagem dos óleos essenciais, como o β-mirceno e o β-cariofileno, é que eles penetram com facilidade a barreira hematoencefálica, devido terem predileção pelos receptores CB1, predominantes no SNC, que constituem o sistema endocanabinóide, responsável pelo equilíbrio e homeostase neural.

O beta-cariofileno, além da copaíba( Copaifera langdorffii ) , está presente em outras plantas conhecidas há milênios como temperos, como o cravo-da-india (Eugenia caryophyllata), gengibre (Zingiber nimmoni), pimenta-do-reino (Piper nigrum) e capim-marinho (Cibopogum citratus), que possuem ação citofilática: 

1)NA REGENERAÇÃO CELULAR: inibe o estresse oxidativo e efeito citotóxico dos radicais livres. 

  2)NA INIBIÇÃO DA APOPTOSE (autodestruição celular), provocada por estresse, irradiações, medicamentos (corticoides, psicotrópicos), germes e ausência  de nutrientes (enzimas, vitaminas, minerais, neurotransmissores); 

3)REGENERAÇÃO DE AXÔNIOS E DENDRITOS dos neurônios, evitando ou reduzindo o déficit cognitivo e estabelecendo novas conexões.

 4)INIBIÇÃO DA INFLAMAÇÃO: atua nos receptores (CB2), presentes em maior quantidade em outros órgãos do corpo (sistema imunológico e hematopoiético). 

Antes se pensava que os neurônios não se regeneravam após lesões ou traumas. Hoje, os estudos confirmam que são “capazes de responder a informações moleculares do meio extracelular que instruem o processo de maturação, induzindo a regeneração neurológica em situações patológicas, tais como traumas e doenças neurodegenerativas”. 

Entre os benefícios do mirceno está o alívio da dor crônica, efeito sedativo, relaxante, neuroprotetor, anti-inflamatório, antioxidante e imunoestimulante. Está no lúpulo (da cerveja), tomilho (T. vulgaris), manjericão (O. basilicum), capim-marinho ( C. citratus ), alecrim (R. officinalis ). A copaíba (C. langsdorffii), originaria da Amazônia, é rica em sesquiterpeno, como β-cariofileno. 

Óleos que agem no SNC, temos os cítricos (Tangerina, Limão, Laranja), mentas ( Manjerona, Manjerição) e resinosos (Olíbano, Mirra).Possuem mirceno, que têm propriedade de reduzir a hiperatividade, impulsividade, agitação mental, ansiedade, depressão e até convulsão. JARBAS ATAÍDE, 10.05.2021.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...