segunda-feira, 7 de junho de 2021

SAÚDE EM FOCO ESTRATÉGIAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA - MÉDICO JARBAS DE ATAÍDE

ESTRATÉGIAS PARA CUIDAR DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA



Por Jarbas de Ataíde 

Relembrando algumas estratégias para superar as dificuldades que ocorreram em 2020, descritas em artigo de  03.08.2020, mas que continuam em 2021, vamos voltar a publicar os cuidados naturais  complementares na Pandemia.  

Nestes tempos de pandemia a vida tornou-se dura, enfadonha, triste e frustrante, onde a doença tirou-nos da rotina, do trabalho, do estudo, do convívio social e interferiu nos relacionamentos.

O ano de 2021 e toda essa problemática, está gerando distúrbios e reações mentais, emocionais e comportamentais desequilibradas, doenças físicas ou psicossomáticas, que exigem uma tomada de decisão e tratamento específico.

Para lidar com essa situação conflitante, Arns, Professor do Wholebeing Institute, centro de estudos sobre psicologia positiva, lista 7 dicas para manter-se em equilíbrio nestes dias de medo, angustia e sofrimento: 

       1) OTIMISMO: ficar em casa com os familiares, que amamos, já é um fator positivo que nos dá segurança e apoio. Quando se tem uma visão positiva tendemos a considerar os fatos como passageiros, controláveis e específicos. Os pessimistas criam situações fora da realidade, gerando apreensão e prejudicando as emoções e ofuscando a realidade;

       2) TENHA FIRMEZA E PÉ NO CHÃO:  não antecipe e nem supervalorize hipóteses que você nem sabe se são verdadeiras. Seja realista e evite desgaste energético e mental, que nos desloca daquilo que precisa ser feito realmente.  

       3) BUSQUE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS: alimente sua mente com informações seguras e de fontes que podem ser aceitas e comprovadas. Acreditar em dados e boatos nas redes sociais, pode contribuir para a desinformação, causando mal-estar mental e até pânico.

      4) MANTER UMA ROTINA: escolha horários estabelecidos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios e outras atividades, não como uma exigência excessiva, mas espontânea. Isso leva o corpo a responder aos desafios quando mantemos esses hábitos saudáveis.

      5) FAÇA O QUE GOSTA: dedique-se ao que lhe faz bem. Aproveite o tempo livre para leituras agradáveis e de auto-ajuda ou daqueles livros que antes iniciou e não terminou; faça algum trabalho manual; ouça sua musica favorita; assista seus filmes favoritos. Quando você assim age, libera sua mente e subconsciente das emoções negativas.

        6) FAÇA EXERCÍCIOS: mesmo com lugares públicos proibidos e academias fechadas, é possível manter atividade física em dia. Ginastica, dança, hidroginástica, alongamentos, seguir aplicativos de celular que ensinam exercícios, são sugestões para você fazer em casa e com segurança, evitando contato e aglomerações. A volta das academias, embora questionável, é uma opção.  

       7) SEJA GENTIL E GENEROSO: praticar gestos de gratidão e generosidade, demonstrando solidariedade com as pessoas que mais precisam é uma maneira de se tornar útil; ocupar a mente com comportamentos uteis e agradáveis, principalmente com aqueles mais vulneráveis;

          Em resumo, não fique apegado demais nos seus problemas e dificuldades.  Respeite as suas limitações e as dos outros; não insista diante de um problema. Se surgir um problema, mude de atitude diante dele; respire calmamente diante das dificuldades; a tendência é ela sumir. Conserve os pensamentos positivos; viva o presente, sem se antecipar com conjecturas. Por fim, dedique-se ao que lhe faz bem. 

As dificuldades e doenças fazem parte de nossa existência. Nosso processo evolutivo e a tomada de consciência das atitudes que tomamos, diante de cada acontecimento, dependem a nossa higidez física e mental. A felicidade não está no final e nem na resolução de todos os problemas, mas sim no caminho em desfrutar prazerosamente cada ato e decisão tomada. O bem-estar começa primeiro na nossa escolha e decisão mental e ninguém pode privar você dessa atitude. Mesmo parado, você pode ter uma postura ativa. Portanto, mãos à obra (Fontes: revistagalileu.globo.com; Sarah Brewer, 2013). MCP, 03.08.2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...