quarta-feira, 27 de outubro de 2021

GRÃO-MESTRE ESTADUAL UBIRACY DE AZEVEDO PICANÇO JUNIOR PARTICIPA DA FESTA DOS 22 ANOS DA LOJA VEIGA CABRAL – 3321

GRÃO-MESTRE ESTADUAL UBIRACY DE AZEVEDO PICANÇO JUNIOR PARTICIPA DA FESTA DOS 22 ANOS DA LOJA VEIGA CABRAL – 3321

Grão-Mestre Estadual Ubiracy Picanço Junior com as fraternas da FRAFEM

 

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Veiga Cabral – 3321 completou 22 anos de existência no último dia 15 de agosto. Neste domingo, dia 24, numa alegre festa realizada nas dependências do Clube dos Oficiais, em Macapá, os obreiros desta Oficina Maçônica, confraternizaram comemorando mais um aniversário.

O Grande Oriente do Brasil Amapá se fez presente, na pessoa do Eminente Grão-Mestre Estadual Ubiracy de Azevedo Picanço Junior e do Grão-Mestre Estadual Adjunto, poderoso Ir. Luiz Paes Feio Jr.

No momento de cantar o ‘Parabéns a Você’, em volta do bolo de aniversário, o atual Venerável Mestre, Rafael Fernando Maciel Salviano relembrou o saudoso ex-venerável Professor Agnando Costa e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos obreiros da Loja.

A presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul no Amapá, Lídia Dias Costa homenageou a ex-presidente da FRAFEM Rosa Branca, Maria da Conceição Fernandes Trindade da Costa e a ex-presidente estadual da FRAFEM Estadual, Beatriz Velleda, com um Certificado de Reconhecimento.

Em sua fala, o Eminente Grão-Mestre Ubiracy Picanço Junior, que também é membro da Veiga Cabral, sua loja mãe, agradeceu o empenho de todos, exaltando principalmente as cunhadas da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Rosa Branca.

A Fraternidade Feminina

Em 15 de março de 2008 foi criada a 1ª FRAFEM – Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul”, pertencente ao Grande Oriente do Brasil, no Estado do Amapá, e vinculada a Loja Veiga Cabral, cuja primeira presidente foi a fraterna Ana Lucideia Pompeu (2008 a 2010). Depois a FRAFEM foi conduzida pelas presidentes Kátia Marinho (2009 a 2012), Paula Rogéria dos Santos Viana (2012 a 2013), Rosiane Coelho Dias (2013 a 2015), Rozeni Orlandina Vasconcellos Favaro (2015 a 2017),

Gilcicleia Leite Andrade (2017 a 2019), Maria da Conceição Fernandes Trindade da Costa (2019 a 2021), e atualmente é presidida pela fraterna Aparecida Brito.

Carta de Registro e Reconhecimento da FRAFEM Cruzeiro do Sul Rosa Branca

 

A Loja Veiga Cabral, fundada em 15 de outubro de 1.999, começou suas atividades no município de Amapá, daí o nome que recebeu (Veiga Cabral) em homenagem a “Cabralzinho”, baluarte de nossa história, um dos heróis na luta em defesa das terras amapaenses. Suas atividades foram curtas naquele município, com apenas três sessões realizadas. Logo foi transferida para Macapá

Desde a criação a Loja Veiga Cabral teve como pilar principal de trabalho a Ação Social em prol dos mais necessitados, contando sempre com a efetiva participação das esposas de maçons, que com os corações cheios de carinho e compaixão pelo próximo se mostram firmes no envolvimento feminino reafirmando a máxima de que “quem ama cuida”.


 

Um pouco da história

Há 22 anos a Loja Veiga Cabral desenvolve ações sociais de beneficência, custeadas pelos fundos de contribuições voluntárias dos obreiros da Ordem, entre irmãos, familiares, simpatizantes e amigos.

De sua fundação aos dias atuais se passaram mais de duas décadas. Período em que a Loja já produziu estudos importantes, bastando verificar os balaústres de suas sessões, nas quais temas tais como ‘A História da Ordem Maçônica’, ‘A Maçonaria e a História do Brasil’, ‘O Teísmo e o Deísmo para maçons do Rito Escocês Antigo e Aceito’, ‘A Maçonaria: Trevas ou Luz?’ foram e continuam sendo levados à discussão acadêmica.

O estabelecimento de um planejamento e de uma visão estratégica possibilitam que a Loja tenha uma estrutura administrativa profissionalizada, que mantém um padrão de organização responsável por oferecer na medida do possível os recursos para seu crescimento.

Todas as gestões, a partir da criação de um planejamento objetivo, se tornaram um exemplo de pragmatismo, visto que a noção de gestão recebeu além das clássicas condições para formação de Luzes, Dignidades e Oficiais em Maçonaria, a necessidade do olhar aos mais altos interesses institucionais, que muitas vezes colocam na penumbra temporariamente os devaneios pessoais.

A história da Veiga Cabral vai sempre ser contada pelo esforço, pela entrega e pelo amor que surge em seus membros por esta Loja. Olhar o passado com reverência, fazer do presente um trabalho contínuo e vislumbrar o futuro com solidez são requisitos essenciais para o sucesso.

Certamente as novas gerações de maçons oriundos da Veiga Cabral acrescentarão suas experiências pessoais e profissionais na manutenção da união e da fraternidade em nosso cotidiano. No entanto os exemplos desde a sua gênesis serão sempre o delta irradiando razão e espiritualidade em nosso futuro.

A festa de aniversário reuniu maçons, cunhadas, sobrinhos e convidados.


 Obreiros e Cunhadas da Loja Veiga Cabral

 

Secretaria de Comunicação e Informática do GOB-Amapá



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...