Aldeias indígenas no Oiapoque registram mais de 200 casos de covid-19
O Distrito Sanitário Especial Indígena Amapá e Norte do Pará (Dsei) notificou 203 casos de covid-19 nas aldeias indígenas de Kumarumã, Kumenê e Manga, no município de Oiapoque.
Para tentar conter a crescente de casos uma força-tarefa com 30 servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) estão nos locais para realizar a vacinação, consultas médicas, monitoramento, rastreio e testagem da população.
O aumento nos números da doença vem acontecendo nas últimas três semanas. O maior número de casos é na aldeia do Manga que concentra 127 indígenas com a covid-19, seguida pela Kumarumã, com 52 casos; e Kumenê, com 24.
As ações de saúde ainda incluem o apoio de órgãos como as Polícias Militar (PM) e Rodoviária Federal (PRF) para conscientizar a população indígena sobre deslocamentos desnecessários, o que pode aumentar as chances de contaminação, além do risco de trazer o vírus para as aldeias.
Além disso, será estabelecido um fluxo entre os órgãos de assistência aos indígenas para a rápida notificação de casos suspeitos e confirmados de covid-19 ou outros agravos que possam se configurar como emergências de saúde pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário