sexta-feira, 22 de julho de 2011

Acabou as férias e o retorno a sala de aulas



Cada fase do mundo infantil é surpreendente, com os componentes próprios, apresentam suas inquietações, suas tagarelices, traquinagens, suas indagações, suas descobertas, suas novas experiências em todas as suas atividades, com especialidade, as lúdicas.
Cada momento deve haver todo o cuidado por parte dos quais, os quais por ordem natural são os principais educadores, almejando abertura para o aprimoramento do aprendizado a ser conduzido pela escola através dos especialistas que têm a visão e o conhecimento crítico da prática educativa a ser considerado para cada nível do aluno aprendiz.
O momento atual envolve alegria, predominado o prazer pelo período vivido. São as FÉRIAS!
Férias, um dos direitos da criança para obter descanso físico e mental, adquirindo relação que proporciona as vantagens necessárias para o desenvolvimento das suas potencialidades.
Nesse momento os livros, os cadernos e outros materiais escolares estão guardados, deixando espaço para outros tipos de aprendizagem, a exemplo, leituras recreativas, jogos, brincadeiras ao ar livre, observações do meio ambiente, aproveitando a beleza que a própria natureza oferece, buscando novas experiências entre colegas e amigos.
Crianças aproveitaram bem as férias e de maneira saudável, experimentando novos conhecimentos, novas formas de se divertirem, novas lições educativas.

 Ao retorno às aulas, com certeza estarão com a mente relaxada, sentindo muito mais desejo para garantirem o melhor nível de aproveitamento escolar.

Pois é, agosto está ai  e aqui estamos, de volta aos trabalhos: na escola! Viajar é muito bom, mas  sinto uma saudade da escola. Atitudes simples garantem uma volta às aulas tranquila para crianças e adolescentes. Usar os últimos dias de férias para retomar a antiga rotina, com horário para acordar, fazer as refeições e dormir, é um dos segredos, ensinam especialistas.
o relógio biológico dos estudantes é alterado durante o recesso, devido aos horários mais “flexíveis”. Ela diz que é importante os pais acostumarem os filhos aos velhos horários pelo menos uma semana antes do retorno à sala de aula.

Um alternativa é planejar atividades para serem feitas pela criança ou adolescente, de manhã. É uma forma de retomarem o hábito de sair da cama mais cedo, sem transformar isso em um problema.  Envolver a meninada na compra do material ajuda a despertar o entusiasmo com a escola. Isso prepara emocionalmente o estudante. Os produtos devem ser adquiridos com antecedência e organizados junto com o aluno.

Mas é preciso evitar exageros, como cadernos e canetas muito ornamentados. O risco é de que eles desviem a atenção do aluno durante as aulas.  Bom Retorno e bons resultados no fim de ano.


Em, 16.07.2011

Ana Alves de Oliveira
Pedagoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...