Objetivo é proteger o Amapá através da prevenção e controle de doenças e pragas de importância econômica e quarentenária
A Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro) vai implantar, ainda neste mês de julho, um posto fixo de fiscalização do Km 09, localizado no prédio da Receita Estadual na Rodovia BR-156. O objetivo é fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica amapaense, intensificando a fiscalização, de modo a impedir o ingresso de produtos que não estejam em conformidade com as especificações normativas do Ministério da Agricultura (Mapa).
O Amapá possui uma superfície de 142.814,6 Km², estando localizado no extremo norte da Amazônia Oriental. Suas fronteiras territoriais são com a Guiana Francesa, Suriname, Oceano Atlântico e o estado do Pará, o que implica em alta vulnerabilidade à introdução de pragas e doenças de importância econômica e quarentenária.
\"Diante desse cenário, a Agência de Defesa estará implantando também postos fixos estrategicamente posicionados no Distrito do Curiaú, Rodovia AP-70 e na comunidade do Itamatatuba”, afirmou o coordenador de Defesa e Inspeção Animal da Diagro, Darcio Nunes.
Atualmente, a Diagro conta com 14 Unidades Veterinárias Locais (UVL’s) e dois escritórios nos 16 municípios do Estado, nas quais atuam 52 servidores, englobando médicos veterinários, fiscais agropecuários, agentes de fiscalização e zootecnista, auxiliando na fiscalização do trânsito vegetal e animal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário