sexta-feira, 29 de julho de 2011

Esporte

Mesatenistas

Feras do tênis de mesa amapaense disputaram  no último fim de semana a 16ª edição do Torneio Interestadual e Internacional do Tênis de Mesa na sede da Associação Esportiva e Cultural Nipo Brasileira, em Campo Grande. Equipes do Paraguai, Bolívia, Chile e de diversos estados do Brasil estavam em busca do troféu do campeonato. O torneio que existe há 24 anos e reuniu  este ano 305 atletas sendo que 110 estrangeiros. Os grande rivais da equipe campeã em 2010 de Maringá (PR) são os paraguaios, que chegaram confiantes e queriam ser os primeiros em todas as categorias. 
O Amapá participou com cinco mesatenistas, da Associação Confumoris de Tênis de Mesa. Caio Lobato, Luan Morais, Abilio Dias, Marcos Ubaiara e Rildo Lima. O coordenador da equipe Abílio Dias explica que o mesatenismo amapaense tem evoluído, mais não é valorizado pelos que atuam na gestão do esporte amapaense, tanto que todas as federações receberam repasses estaduais e a Federação de Tênis de Mesa do Amapá, recebeu um valor dividido em três parcelas. “A federação treina na sede do Grupo Escoteiro “Marcilio Dias” precariamente, temos hoje a sede da Associação, construído pelo idealismo do meu sogro, onde os atletas de ponta realizam seus treinos.” Explica Abílio.
Segundo o atleta amapaense Luan Morais, de 14 anos, 1º lugar na categoria equipe infantil e 4º lugar no individual infantil disse que esta é a sexta vez que disputa um torneio e a terceiro nível internacional, duas vezes fora do Brasil o anterior foi na Guiana Francesa e no Peru. “O Tênis de Mesa amapaense está com nível técnico muito bom, o que nos ressentimos é que não temos apoio para participar dos eventos. Se não fosse o “paitrocinio” não conseguiríamos nem treinar. O diferencial é que quando subimos no pódio levantamos a bandeira do Amapá. Em troca não recebemos das autoridades esportivas nem um muito obrigado ou parabéns. Agradeço a imprensa que sempre divulga os eventos e da ênfase para os resultados alcançados pelas equipes amapaenses.” Desabafa Lucas.
Luana Morais foi campeão amapaense Rating D, no ano de 2010/1ª etapa, Rating C – 2ª etapa do campeonato amapaense de 2010, vice-campeão do ranking amapaense de 2010/4ª etapa.
Já o veterano em participação  Caio Lobato,15 anos, 1º lugar também por equipe e individual infantil, integrante da equipe da Associação Cantumonis de Tênis de Mesa,disse que está muito confiante. Caio é considerado o mais jovem campeão amapaense  mesatenista. Destacou-se no cenário nacional como vice-campeão brasileiro dos jogos escolares de 2010, conseguiu várias medalhas de ouro e prata em Copa - Brasil. Foi representa brasileiro nos jogos escolares sul-americano onde conseguiu o terceiro lugar por equipe, fato este inédito em qualquer modalidade esportiva do Estado. “Eu queria ficar em primeiro lugar este ano, ano passado fiquei em segundo. Mas já fui campeão em outras competições na minha categoria.”  Destaca-se aqui que Caio Lobato, disputou o titulo na sua categoria com o atleta do Paraguai que era considerado o melhor da equipe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...