terça-feira, 26 de julho de 2011

(In) Segurança

Comercio macapaense inseguro contra assaltos
Reinaldo Coelho
Da Reportagem
A onda de assaltos em Macapá aumenta, e cada vez, está sendo importado estilos de ação da bandidagem para agir. Hoje, (26), por volta de 08h30, dois bandidos, um deles identificado como “Camarão”, foragido do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Amapá, (IAPEN), tentaram assaltar uma loja de celulares quando foram surpreendidos pela polícia.



Na saída da loja, deram de cara com dois policiais que faziam ronda no centro comercial, e evadiram-se, abrigando no escritório paroquial da Igreja Católica São José, localizada em frente à Praça Veiga Cabral, onde fizeram reféns, pelo menos cinco pessoas, entre fiéis e funcionários, sendo mantidos por mais de seis horas.
O bispo da cidade conseguiu fugir e está escondido em uma sala da igreja, que está cercada pelos policiais. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) estão negociando com os bandidos, que reivindicam a presença de um advogado.
A informação dada à imprensa local pelo Tenente Iran, do BOPE é que eles vieram para fazer o assalto na tesouraria da casa paroquial. Ao adentrar no prédio, com a movimentação forte dos assaltantes, os policiais que passavam em frente, perceberam, e os meliantes saíram em fuga. Foi quando eles fizeram de refém, uma jovem. Uma informação não confirmada pela PM é que o assalto seria na loja Flórida Celular.

Um suspeito de envolvimento que fotografa o movimento policial, e que sob suspeita, repassava informações aos assaltantes, foi preso e levado ao Ciosp/Pacoval, onde foi constatado que o mesmo tinha passagem pela polícia.
O Tenente Iran informou que “não houve agressão. Todo mundo está com a integridade física mantida, e esperamos que tudo ocorra na mais devida tranqüilidade.”
“À princípio, os meliantes pedem a integridade física. Garantimos isso conforme as negociações e  temos que respeitar a decisão deles. Precisamos que eles colaboram também com a PM”, informou o oficial do Bope.

Questionado sob as armas utilizadas, o tenente declarou que “eles estão armados com um revólver calibre 38. O negociador da PM está a frente dessa ocorrência, com o mais alto conhecimento que tem sobre o assunto, e temos o pressentimento que ao final, tudo será resolvido de forma que não agrida ninguém.”
A ação dos bandidos e da policia movimentou o centro comercial de Macapá, muitos transeuntes ficaram ao redor do local e mantiveram-se atentos. A imprensa escrita falada e televisionada manteve a sociedade  a par do desenrolar dos acontecimentos. As equipes de seguranças do Estado cumpriram seu papel, isolaram de imediato todo o local e mantiveram viaturas policiais, do corpo de bombeiros e de ambulância próximo assim como contingentes da Policia Militar e da Civil se revezavam nas negociações.

Até o fechamento desta edição não tínhamos noticia do desfecho do assalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...