sexta-feira, 15 de julho de 2011

Projeto Livre pelo Livro

De abrigo da Menor idade à Abrigo da Melhor idade.

O Projeto Livre pelo Livro, da Vara da Infância e Juventude de Macapá, está transitando entre as entidades de atendimento da capital, disseminando não só cultura, arte e lazer, mas, sobretudo, amor, compaixão e dedicação ao próximo, notadamente, aos excluídos e/ou esquecidos pelos muros do silencio, da indiferença e da insensibilidade social.
Este ano o Projeto superou as expectativas, dado que expandiu suas ações socioculturais, para recepcionar tantos os adolescentes da Casa Lar Marluza Araújo, quanto os idosos do Abrigo São José, via de uma equipe de colaboradores dessa vara judicial, que de uma faixa etária à outra, agraciou os internos com atividades.
No Abrigo Municipal Marluza Araújo e o os idosos do Abrigo São José, no bairro Santa Rita, com as atividades culturais, pedagógicas e lúdicas da Biblioteca Volante deste ofício judicial, visando a inclusão da Clientela Infanto-Juvenil de Macapá no imaginário da leitura.

Na Casa-Lar Marluza Araújo, entidade de atendimento da Capital, que abriga adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos de idade, em situação de risco pessoal e/ou social, vítimas de abandono familiar, violência doméstica, abuso sexual, desvio de conduta, etc.., além das ações de leitura, dinâmicas diversas, confecção de livros sanfonados e sorteio de brindes, foram partilhados vivências, perdas, expectativas e sonhos dos jovens abrigados, que, na oportunidade, também, solicitaram a doação de livros, revistas, gibis e mídias em geral, senão para minimizar a dor, carência e solidão da institucionalização, então para manter viva a esperança de ultrapassar os muros da instituição, forjando, assim, na alma, a razão finalista do Projeto - Livre pelo Livro.
Três anos
O Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Macapá visando oficializar programas, projetos, ações, serviços e atividades pedagógicas do Núcleo-Sede da Biblioteca Central, especializada em Direito da Criança e do Adolescente, criou o Pólo Móvel da Biblioteca Itinerante denominado Projeto Livre Pelo Livro.
O objetivo do projeto Livre pelo Livro é promover a inclusão no mundo da literatura infanto-juvenil, crianças e adolescentes excluídos das políticas públicas do Executivo/Estadual e Municipal, com vistas a formação de uma geração de leitores que no futuro possam vir tornar-se escritores cidadãos, críticos e compromissados com o seu tempo. Busca também, disseminar a leitura e socializar os direitos da criança e do adolescente, viabilizando a instalação de Espaços-Bibliotecas, Brinquedotecas, Gibitecas, Babytecas, etc.

A ação do Projeto promove a socialização dos direitos da criança e do adolescente tanto no Núcleo-Sede da Biblioteca Central do TJAP-MCP, por meio de expositores circulantes, quanto no entorno e distritos da capital, através de um Ônibus-Biblioteca, que, semanalmente, aporta nas comunidades periféricas e/ou rurais da capital. O veículo utilizado transporta um acervo variado de livros infanto-juvenis didáticos, técnicos, revistas, jornais, documentos de multimídia, tais como: fitas de vídeo, cd-roms e dvds, além de artigos de atividades lúdicas e pedagógicas, exposições bibliográficas, teatro de fantoches etc., algumas vezes é instalado Baús-Estantes e/ou Quiosques de Leitura, com títulos e obras diversas nos estabelecimentos de Ensino, Creches, Centros Comunitários, Centros de Saúde, Clubes de Serviço, Associações e Igrejas situadas em Macapá.

A Biblioteca Central funciona de segunda à sexta-feira no horário de 8h30 às 13h30 e disponibiliza os seguintes serviços: Consulta local, disponível ao público em geral empréstimo domiciliar, orientação de trabalhos técnico-científicos, comutação bibliográfica e socialização da informação. Seu acervo é composto de matérias bibliográficas e de multimídia que contribuem para responder as necessidades informacionais, educativas e de lazer da comunidade infanto-juvenil e acadêmica do Amapá. Dentre outros materiais sua composição dispõe de coleções especializadas nas mais variadas áreas do Direito, principalmente, em Direito da Criança e do Adolescente.

O projeto Livre pelo Livro é idealizado pelo Juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Macapá Dr. César Augusto Souza Pereira e tem como realizadores serventuários do TJAP, servidores à disposição, estagiários, voluntários, parceiros institucionais e prestadores de serviços do JIJ/MCP, sob a coordenação executiva do professor Adelson Araújo Pessoa. O patrocinador mantenedor da ação é o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, através do Fundo de apoio aos Juizados da Infância e Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...