segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vaias e protesto de rival marcam 1º ouro de Cesar Cielo após doping


Das agências internacionais
Em Xangai (China)

Cesar Cielo superou todos os adversários na final dos 50m borboleta, conquistou o ouro, gritou e chorou na comemoração no Mundial de Xangai. Mas nem tudo foi festa. O brasileiro foi alvo de vaias do setor da arquibancada onde ficam os atletas e de um protesto do queniano Jason Dunford, sétimo na final vencida por Cielo.
O nadador sul-africano Roland Schoeman, campeão olímpico em Atenas-2004, utilizou seu Twitter para ‘provocar’ Cesar Cielo e começou uma discussão com jornalistas brasileiros.
"Tiro meu chapéu para @kenyaSwimmer, que demonstrou seus verdadeiros sentimentos após a final dos 50m borboleta. Um sentimento compartilhado pela maioria dos nadadores”, opinou o sul-africano.

Ao deixar a piscina, Dunford apontou os dois polegares para baixo. A atitude foi criticada por outros finalistas. “Gestos como esse do Dunford não melhoram as coisas em nada”, opinou o australiano Matthew Targett, medalhista de prata na prova.
“Se cada um começar a expor seu ponto negativo, não sairemos dessa. Pouco importa se a decisão é justa ou injusta. O que Cielo acabou de passar é algo muito forte”, acrescentou o francês Frederik Bousquet, quarto colocado, citando a decisão da Corte Arbitral do Esporte (CAS) de apenas advertir Cielo e os outros brasileiros flagrados em exame antidoping.
Cielo, por sua vez, disse não ter visto o gesto de Dunford nem ter ouvido as vaias que surgiram do setor dos atletas. “Ele [Dunford] deve ter ficado bravo com o resultado da prova”, ironizou o brasileiro.
Cielo e os compatriotas Henrique Barbosa e Nicholas Santos escaparam de suspensão na última quinta-feira na CAS ao terem confirmada a advertência dada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) após serem flagrados por uso da substância furosemida, um diurético, durante o Troféu Maria Lenk, disputado em maio no Rio de Janeiro.
A medalha de ouro conquistada nesta segunda-feira é a primeira de Cielo no Mundial sem ser no estilo livre. Em Xangai, ele defenderá os títulos do 50m e 100m livres obtidos no último Mundial, em 2009. Cielo também é o atual campeão olímpico dos 50m livre e foi bronze nos 100m em Pequim-2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...