sexta-feira, 26 de agosto de 2011

48ª Expo feira do Amapá/2011

Estará voltada para o setor produtivo

Os órgãos institucionais envolvidos na realização da Feira Agropecuária do Estado do Amapá, a Expofeira, que este ano estará na sua 48ª edição, já começaram a trabalhar. O evento que é considerado a vitrine turística do Amapá, é tradicionalmente realizado no segundo semestre de cada ano. A Expofeira acontecerá entre os dias 30 de setembro e 9 de outubro, no Parque de Exposições da Fazendinha.
Os secretários de Estado da Infra-Estrutura (Seinf), Joel Banha e do Desenvolvimento Rural (SDR), José Roberto Nogueira, acompanhados do gerente da Expofeira, Caetano Thomás e demais técnicos do setor produtivo que  realizaram, no inicio do mês, uma visita técnica ao Parque de Exposições da Fazendinha, com  finalidade de vistoriar as condições e a estrutura física da área onde todos os anos é realizada a Expofeira.
Os gestores que inspecionaram o parque, o consideraram conservado.  O titular da SDR, José Roberto "Isso nos deixou satisfeitos, até porque a orientação do governador Camilo Capiberibe é baratear todas as possibilidades de custos que a Expofeira gera. O que antes se fazia com R$ 1 milhão, agora faremos com bem menos e, além dessa economia, faremos dos pontos de arrecadação uma possibilidade de construção do fundo de manutenção do Parque da Fazendinha para que esse espaço seja utilizado constantemente pela população", explicou.
O secretario Joel Banha da Seinf explicou que com relação às obras de revitalização do parque, que sua secretaria já começou os preparativos para recuperar todos os pontos que estejam precisando de reparos. "Nós não temos muito tempo a perder, por isso vamos ter que acelerar trabalhar em cima da real necessidade, reduzir custos e ainda buscar parceiros para nos ajudar nessa tarefa, até porque cada centavo aqui utilizado terá de ser bem aplicado porque o governo tem outras prioridades como saúde, educação, segurança e outras áreas como aqui, que reúne o setor produtivo", justificou Banha.
A ordem é reduzir gastos, por isso serão estabelecidos critérios para que isso se concretize. Os estandes institucionais do governo cederão espaço para exposição e comercialização das potencialidades do Amapá através das cadeias produtivas do Estado. Os estandes, na sua maioria, serão destinados aos investidores e produtores locais.
Outra novidade será a inclusão de pequenos comerciantes, que antes se aglomeravam ao lado de fora do parque. A intenção do governo estadual é fazer com que esses ambulantes passem para dentro da área de exposição.
Este ano a coordenação da Expofeira estará sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) que vem mantendo reuniões perioddicas com as secretaria estaduais de Turismo, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Infraestrutura e Extensão Rural, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Um dos órgãos atuantes no evento a Agência de Inspeção e Defesa Agropecuária (Diagro), pois trabalha direto com uma das atrações que centraliza e atrai os visitantes e é responsável pelos maiores receitas da Expofeira, os animais. A Diagro, que faz parte na organização do setor pecuário, denota a pluralidade que o evento vai proporcionar: agroindústria, hortifrutigranjeiros, pecuária leiteira e de corte, artesanato, indústria, entre outras novidades onde os expositores vão poder demonstrar seus experimentos.
Atrações culturais
As atrações culturais que quiserem participar da Expofeira deste ano deverão se preparar  para a novidade, todas serão definidas através de Edital. Isso, garantem os técnicos da a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) é para garantir maior democratização da participação dos artistas locais e ficou definido que as inscrições das atrações culturais acontecerão por meio de edital, a ser lançado até a próxima semana.
As propostas serão avaliadas por técnicos das áreas afins convidados pela Secult, que selecionarão os projetos que estiverem condizentes com o edital. “Há uma estimativa de mais de 250 shows regionais que apresentarão seus espetáculos, o que não ocorria em outras edições da Expofeira”, diz o coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Piska Martins.
Divulgação no exterior
Quando mantiveram encontro com diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, a diretora  da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes, e a secretária do Governo do Amapá em Brasília, Divanaide Ribeiro, acompanhadas da deputada federal Janete Capiberibe, aproveitaram para propor ao diplomata que divulgasse o grande evento do setor produtivo do Amapá.
O ministro assumiu o compromisso de convidar e contribuir para a divulgação da Expofeira junto a representantes de países em Brasília.  A intenção do GEA é que a feira se torne um centro de oportunidades para atrair investimentos nacionais e internacionais nos setores onde o Amapá apresenta potencialidades e para a realização de negócios, além das oportunidades de lazer e cultura à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...