Ana Alves de Oliveira
Desde cedo, as crianças precisam de estímulos para adquirir o gosto pela leitura, através dos livros de historinhas e revistas infantis, apresentando a melhor maneira de incentivá-las, aproveitando inclusive, os momentos com as quais as mesmas precisam das respostas às suas indagações e suas curiosidades. As próprias ilustrações, principalmente as coloridas que enfeitam as páginas dos livros ou das revistinhas, propiciam as oportunidades para atender aos seus interesses.
A leitura é o procedimento dinâmico que oportuniza o aprendizado, conduzindo à luz do conhecimento, aprendendo à correlação entre as palavras da junção das ideias indispensáveis ao efeito progressivo de conduta aliada à prática na determinação de formar o seu senso crítico.
Na sala de aula, é preciso ter organização didática no momento da leitura, cujo ambiente deve ser acolhedor, propiciando a concentração, investindo a metodologia específica, para alcançar os objetivos desejados.
A leitura silenciosa concentrada na abordagem que o texto oferece, é indispensável à interpretação, a qual é a essência fundamental para a compreensão da mensagem, extraindo com referência a ideia central.
A consistência positiva do texto possibilita a maneira de conduzir a expectativa quanto à riqueza de sentimentos produzindo grandes emoções, resultando na ligação harmoniosa entre a mente e o coração, sensibilizando o leitor ao prazer, envolvendo-se com as sensações produzidas pelo próprio contexto.
É preciso trazer para a realidade, a historia de vida, relacionada a cada personagem, aproveitando a mensagem saudável e positiva, enriquecendo o conhecimento e a experiência de cada leitor.
Os livros demonstram a utilidade que os mesmos prestam ao bem da sociedade, precisando que haja ligação, cuja intimidade deve corresponder com o poder econômico, ajustando para contribuir com o bem comum.
A boa leitura faz brotar no leitor de modo geral, o gosto pelo belo da vida, promovendo o interagir de acordo com seus objetivos, através dos seus sonhos, para alcançar sua auto-realização.
Ler é ver e sentir o aroma das palavras, como se fossem pétalas de flores desabrochadas, emergindo como obra-prima da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário