sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasil Sem Miséria – IFAP

Amapá terá dois núcleos de Mulheres Mil
Reinaldo Coelho
Da Reportagem

Uma experiência valida de inclusão social para mulheres em situação de vulnerabilidade social, levou em  2007, a uma parceria da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) ) com universidades canadenses. Por intermédio de 13 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, o projeto atendeu mil mulheres em 13 estados do Norte e Nordeste. Desde então, cerca de 1.200 mulheres já foram beneficiadas com cursos profissionalizantes em áreas como turismo e hospitalidade, gastronomia, artesanato, confecção e processamento de alimentos. O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer as bases de uma política social de inclusão e gênero, mulheres em situação de vulnerabilidade social têm acesso à educação profissional, ao emprego e renda. Os projetos locais são ordenados de acordo com as necessidades da comunidade e segundo a vocação econômica regional. O programa Mulheres Mil faz parte das ações do programa Brasil Sem Miséria, articulado com a meta de erradicação da pobreza extrema, estabelecida pelo governo federal.
Agora, serão efetivados em todo o país e, ainda neste ano, 100 campi da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica deverão beneficiar 100 mil mulheres com a aplicação do programa. E o Estado do Amapá está entre os beneficiados, com vagas para duas mil mulheres em dois núcleos.
No Amapá
Neste mês o MEC definiu os cem câmpus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que se tornarão núcleos do programa Mulheres Mil. No Amapá, serão implantados dois núcleos, um no campus Laranjal do Jari e o outro no campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).
Os critérios utilizados para a escolha dos municípios atendidos pelo programa foram: localização em Territórios da Cidadania (formados por regiões de baixo índice de desenvolvimento humano [IDH], com semelhantes características econômicas e culturais)e disponibilidade para instalação do escritório de acesso, onde as beneficiárias seriam assistidas. Cada um dos cem campus receberá R$ 100 mil para implementar o programa nas comunidades que serão atendidas.
A meta do programa é atingir 10 mil matrículas até o final deste ano e 100 mil até 2014. Somam-se a esses novos núcleos, os 13 já existentes do projeto-piloto do programa, o que totaliza 113 comunidades que serão atendidas pela política que também integra o programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.


Distribuição nas regiões geográficas
Os novos núcleos do programa estão assim distribuídos: 32 na região Nordeste, 18 no Norte, 20 na região Sudeste e mais 18 no Sul, além de 12 localidades no Centro-Oeste. Patrícia Barcelos, diretora de integração das redes de educação profissional, destaca a implantação de uma nova metodologia de formação nos institutos federais de educação,ciência e tecnologia. “A expectativa é de implementar a nova metodologia do programa nos campus dos institutos federais, além de promover a inclusão social de mulheres em vulnerabilidade social e trabalhar com a lógica de melhoria da renda e desenvolvimento do ensino nas comunidades atendidas”, afirma.
Os 200 gestores dos novos núcleos do programa participam de curso de formação, em Brasília, onde são apresentados à metodologia do programa (sistema de acesso,permanência e êxito, metodologia de avaliação, entre outros). Cada um trabalhará em uma comunidade com perfil diferente, muitas vezes em um mesmo estado.
Intercâmbio
No período de 4 a 8 de outubro, o reitor do Instituto Federal do Amapá (Ifap), professor Emanuel Alves de Moura, participará do 1º Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, estarão reunidos representantes das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dirigentes da Association of Canadian Community Colleges.
Viabilizar o intercâmbio das escolas brasileiras com os Community Colleges do Canadá e consolidar diretrizes para ações comuns entre as instituições dos dois países são alguns dos objetivos do evento, além da expansão do Projeto Mulheres Mil, que poderá se tornar uma ação permanente e contínua nas instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A programação encerrará com a celebração do Convênio Brasil-Canadá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...