segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Editorial da Edição nº 272 do Jornal Tribuna Amapaense

E não é que veio de Garanhuns!

O Amapá, recebeu uma pomposa e merecida homenagem no Senado da República. Foi um dia para saudar o aniversário do Território Federal do Amapá, com direito a Marabaixo, com os nossos menestréis do Laguinho e  da Favela, á execução majestosa do Hino do Amapá, na voz inconfundível de Patrícia Bastos e muitos discursos. Foi uma festa retumbante.
O Amapá, não tinha tido até o dia 13 de setembro de 2011, nenhuma homenagem dessa magnitude, transmitida ao vivo pela TV Senado, e o responsável por tudo isso, foi um jovem senador, aliás, o mais jovem do Senado. O mais jovem, mas não o menos competente, não o menos brilhante, não o menos arrojado. Ele é Randolfe Rodrigues (Psol).
Na realidade, o Amapá se ressentia de um senador que o representasse com inteligência e efetividade. Participação. O senador Randolfe, está debutando no meio de homens experimentados, da estatura política de Pedro Simom, Álvaro Dias, Cristovam Buarque, Jorge Viana, José Sarney, apesar da controversa nacional, e tantos outros e, sem  dúvidas, tem feito o dever de casa com distinção.
Randolfe Rodrigues, tem tempo para aprender e demonstrou que aprende com velocidade. Foi um deputado estadual destacado. Promoveu grandes embates no legislativo estadual. Já, já terá um encontro na senatoria com seu preceptor político, João Alberto Capiberibe. Foi Capiberibe, que viu no líder estudantil Randolfe Rodrigues, uma possibilidade de surgir, dali,uma nova liderança, e lhe deu a assessoria da juventude. Foi o começo.
Os amapaenses agradecem, de forma penhorados, ao senador pelo Estado do Amapá, Randolfe Rodrigues, pela bela e importante iniciativa. Randolfe, é pernambucano de nascimento, mas amapaense de coração. Com raízes profundas fincadas neste solo e, por isso, mostrou a cara do Amapá para o Brasil.
Somos isso mesmo. Como bem disseram os poetas Joãozinho Gomes e Val Milhomem, em sua bela música. Quem nunca viu o Amazonas, nunca entenderá a vida de um povo de cor e alma brasileiras, suas conquistas ribeiras, seu ritmo novo. Não contará nossa história por não saber e por não fazer jus. Não curtirá nossas festas tucujus. Quem avistar o Amazonas e soube transbordar de tanto amor, esse terá entendido o jeito de ser do povo daqui. Quem nunca viu o Amazonas, jamais irá compreender a crença de um povo e sua ciência caseira.  A reza das benzedeiras (O dom milagroso)....”. O Brasil viu o Amazonas através de nossos maravilhosos artistas. Parabéns senador, o Amapá está feliz consigo e esperamos que o Senado transborde de tanto amor, e entenda o jeito de ser do povo daq

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...