segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Artigo

As estatísticas e o trânsito
Raul Tabajara (*)
O trânsito de veículos em Macapá deve ter sido um dos assuntos mais comentado na imprensa amapaense nos últimos meses.  Os números de acidentes e vitimas são inicialmente assustadores como indica os noticiário policiais.
Não somos especialistas na área de engenharia de trânsito, porem o bom senso indica que para termos uma redução nas estatísticas, é necessária a efetivação de um plano com certa urgência. Mais para isso, precisamos conhecer alguns dados que envolvem a população e a área da cidade de Macapá.
O Município possui uma população estimada de 407 mil habitantes, residindo em uma área de 6.562 km ², proporcionando uma densidade demográfica de 62 hab/km.
O Município é dividido em cinco distritos: Macapá, São Joaquim, Fazendinha, Carapanatuba, Bailique. No Distrito sede, Macapá, certamente 395 mil pessoas reside  em 2.900 km²,  perfazendo uma densidade demográfica para o distrito de 136 hab/km²,  duas vezes  que a do município.
Quando observamos apenas a área urbana do Distrito de Macapá, onde residem 390 mil pessoas numa área de aproximadamente 170 km², a densidade demográfica sobe para aproximadamente  2.300 pessoas/km².  Quatro vezes mais que a densidade do distrito e 17  vezes a do Município.
Temos ouvido noticias que circulam no Estado no mínimo 120 mil veículos. Sendo a área do Estado 143.453 km², temos ai  0,83 veículo/km². Certamente 100 mil desses veículos circulam no Município de Macapá, onde gera 15 veículos/km².  95 mil desses veículos circulam no Distrito de Macapá, proporcionando uma taxa de 33 veículo/km².
Com certeza 90 mil desses veículos circulam em 170 km² de área urbana do Distrito de Macapá, que indica há 530 veículos/km² na zona urbana, e isso representa 16 vezes mais veículo que a área total do distrito de Macapá,  35 mais do que o do município e 638 vezes o Estado.
Verifica-se que há uma significativa concentração de pessoas e veículos em uma pequena área, tendo ainda o agravante de termos ruas e avenidas mal sinalizadas e conservadas e com  órgãos públicos, bancos e comércios concentrados.
Todas essas variáveis com seus respectivos pesos  fazem com que a chance de haver acidente aumente, e possivelmente, depois de um estudo estatístico apurado, pode-se verificar que os acidentes ocorridos estão estatisticamente dentro do esperado.
Para diminuirmos os acidente na zona urbana de nossa cidade, inicialmente temos de diminuir os pesos dessas variáveis para em seguida eliminarmos as variáveis




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