Artigo
Mente brilhante!?
Já ouvi muita gente elogiando pessoas com rara habilidade na arte de confundir as opiniões alheias, a partir de suas falácias. Esse tipo incomum tem habilidades retóricas que geralmente convencem as mentes incautas.
Nas rodas sociais e políticas são reconhecidos como pessoas dotadas de mentes brilhantes. Será que são mesmo? Na realidade a psicologia trata essas pessoas como sociopatas. Possuem realmente o Grau de Inteligência elevado, acima da média, são frios, inconseqüentes e desprovidos de emoção. Fazem o mal e não sentem remorsos ou sequer admitem os erros.
A experiência que os anos tem me legado e as minhas leituras tem me preparado para identificar essas pessoas que vendem dificuldade para colherem facilidades. São abutres, ficam no galho do pau vendo o boi agonizar para se locupletarem com a carne do moribundo. Gostam em estado de putrefação. Figuras desprezíveis.
Eles jogam no time do quando pior melhor. “Ruminam, “ruminam um assunto e vão envolvendo cada vez mais pessoas com o propósito de deixar sua vítima em maus” lençóis”.
Infelizmente a história tem demonstrado que não vamos ficar livres dessas pessoas. Temos é que aprender a conviver com eles e sempre que possível colocá-los no seu lugar. A insignificância.
São os incautos que os alimenta. Pessoas menos avisadas se deixam envolver por elas e, lógico! As vitimas vão se avolumando e eles, cada vez mais considerados pessoas com a “mente brilhante.”
O que ganham Além de infernizar a vida da sua vítima? Obviamente que o propósito é tirar proveito financeiro. Quem não gosta de ter sua “injúria” reparada, mesmo que seja pelo advogado do “diabo”.
Amizades sólidas, construídas com anos de convivência e cumplicidade. Decepções compartilhadas e alegrias comemoradas vão para o plano secundário. Essas cabeças do mau conseguem colocar em cheque a convicção de outrora. A certeza de antes passou a ser a dúvida de hoje.
Mas para as pessoas cristãs, existe algo que é inabalável. A fé na infinita e infalível justiça divina. Na realidade aquela perda que você contabiliza, é uma vitória que DEUS está guardando pra você lá na frente. Pois na verdade se um ardil coloca na lama uma relação de amizade, a base na qual ela fora erigida não era tão sólida assim e o amigo que você se orgulhava tanto, também não era tão amigo assim.
E essas relações podres, falsas, insólitas precisam mesmo ter fim. É melhor que seja assim, pois essas pessoas não têm sentimentos de gratidão. Versa um sábio adágio popular, que a gratidão é um fardo tão pesado que o sujeito joga na primeira esquina. Quem não é grato, não é provido de outros sentimentos tão nobres quanto, pois agradecer, reconhecer e retribuir é algo inerente as pessoas de boa cepa.
As “mentes brilhantes” continuam a desfilar livres, leves e soltas pelos escaninhos do poder. Sempre muito perto dos ouvidos fracos sempre muitos abertos para abrigar a verborragia dúbia, sempre construída de forma diabólica. As palavras meticulosamente calculadas saem como bálsamo da boca imunda dessas “mentes brilhantes”, para se deleitar nos ouvidos poluídos dos fracos.
Quem crer em Deus e tem o coração puro que siga adiante e se resigne na palavra do SENHOR, pois ele é o seu PASTOR e nada lhe faltará.
Quanto ao resto; DEUS no céu e a Polícia na terra se encubirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário