domingo, 23 de outubro de 2011

Cotidiano

Mudança de hábito
Macapaense muda estilo do café da manhã
Abinoan Santiago
Da Reportagem/Estagiário




Com o crescimento da capital amapaense e como imigração de alguns brasileiros de outros cantos do país foi muito forte, conseqüentemente o amapaense adquiriu alguns costumes dos centros urbanos mais desenvolvidos como o de tomar o seu café da manhã fora de casa, ou seja, na padaria. Pois tomar o café da manhã em casa, mesmo que ainda atrasado par ao trabalho era obrigação desde da época colonial e acabou virando tradição.

O setor de panificação do Amapá é composto por cerca de 440 empresas, sendo considerado um dos segmentos mais relevantes para a economia do Estado em razão da movimentação econômica e da geração de renda e postos de trabalho. E de alguns anos pra cá esse setor tem investido no cliente, como explica Alice Caxias, proprietária de uma das panificadoras mais tradicionais da cidade, a Nossa Senhora de Fátima, “o segmento de panificação melhorou muito com o passar do tempo e um dos motivos foi a concorrência. As padarias antes eram velhas, e somente forneciam como produto os pães franceses e hoje com a exigência dos clientes, elas se qualificaram”.

Café da manhã da padaria

Você pode ter percebido, porém ainda não parou para pensar sobre essa mudança que o macapaense obteve em relação ao café da manhã. De acordo com Alice Caxias, antes as padarias tinham apenas o balcão onde vendia somente pão, o que não acontece hoje, afinal, muitos empreendimentos no ramo da panificação mudou o seu estilo de acordo com a mudança do perfil da clientela.
Essa mudança se deu há 4 anos quando começou o crescimento da cidade e mudar o estilo de trabalhar do macapaense, pois com o passar desses anos, muitos não tem tempo de fazer o seu café em casa. Assim as panificadoras assumiram esse papel e são as mais requisitadas para poder se saciarem e exercer a sua função trabalhista, como é o caso do consultor de vendas Lelson Viana do Amaral, 31 anos, “Tenho que sair de casa muito cedo, por isso não tenho tempo para fazer o meu café da manhã em casa”, afirmou.
Quando questionamos outra pessoa sobre a preferência de tomar café da manhã na padaria, ela explicou que devido a melhoria na qualidade dos empreendimentos de panificação como um todo também ajudou a valorização desse hábito, pois segundo a entrevista, a padaria é um lugar confortável para tomar café, “a melhoria do atendimento foi um dos fatores principais para eu tomar café aqui antes de ir para casa”, disse a recepcionista Iasmim Vasconcellos.
E é realmente notável o nível que as panificadoras de Macapá possuem hoje em dia, só na Panificadora Nossa Senhora de Fátima, a proprietária Alice Caxias diz que possui um quantitativo grande de funcionários para atender o cliente com a qualidade que seu empreendimento possui há 11 anos, “Hoje empregamos 38 funcionários com o objetivo de melhorar o atendimento”, disse.
De acordo com Alice, a concorrência foi um fator fundamental para que todas as panificadoras se qualificassem. A proprietária de panificação ainda nos informou que muitos passaram por qualificações para não ficar para trás no ramos dos negócios.
Mais um fator que fez com que o amapaense fosse para a panificadora tomar café da manhã foi o preço do café, pois com apenas R$ 1,30 qualquer um pode comer um pão francês com café com leite.


Ações da Panificadora Nossa Senhora de Fátima
Alice Caxias afirmar que não faz social somente nas datas festivas, todo dia é dia.


Alice Caxias sempre é uma pessoa que se preocupa com o próximo, portanto, sempre que pode ajuda instituições carentes, “nós procuramos as comunidades e bairros mais pobres para poder ajudar, a Casa de amor, por exemplo. Fizemos uma ação para 150 crianças, por que eu acredito que temos que visar o social, acredito que  fazer o bem faz bem, ainda fizemos ações na APAE de Santana”, lembra Alice, que ainda informou a nossa equipe que a mesma não espera alguma data comemorativa para fazer essas ações e que esse ano irá se engajar em doar mantimentos para a Casa de Amor, pois o serviço prestado ali a comoveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...