O esporte que mistura voleibol com tênis ganha cada vez mais adeptos e o Amapá se destaca nacionalmente pela prática da modalidade
De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário
“Somos o único estado da Região Norte onde há prática do badminton”, palavras do técnico Aldir Dantas presidente da federação após a matéria feita pelo canal de TV Fechada Sportv aqui em Macapá sobre o precursor deste esporte no meio do mundo. A reportagem destacou o crescimento do esporte de raquete mais praticado no planeta e o pioneirismo aqui no Amapá pelo presidente da federação.
Em 2007 quando chegou trouxe o esporte para Macapá, Aldir buscava coisas novas e que lhe dessem prazer. Gostou da modalidade quando assistiu a um torneio em Campinas-SP, se identificou tanto que adquiriu o material para disputar uma partida em Macapá, com uma peteca, duas raquetes e uma rede, e ao lado de seus amigos Rogério e Aristarco, usaram o galpão da empresa Grão de Ouro e jogaram com os funcionários. Ele destaca “Cowboy” um dos trabalhadores da fábrica que para ele foi o primeiro grande jogador de badminton do Amapá, pois ganhava de todo mundo.
A modalidade acabou ganhando muitos adeptos e a necessidade de equipamentos de disputa e locais adequados para a prática cresceram muito, e hoje nas principais lojas de material esportivo da capital disponibilizam raquetes, redes e as famosas petecas, que são as “bolas” do badminton. Em Macapá os locais de disputa estão por toda a cidade, no Centro de Educação Profissional do Amapá (Cepa), na Universidade Federal do Amapá (Unifap), on Ginásio da Polícia Militar e as sextas do Ginásio Avertino Ramos.
Em 2011 com o apoio de alguns amigos, Aldir fundou a Federação Amapaense de Badminton, e trabalha na organização de eventos oficiais e na formação de atletas para o futuro da modalidade no Amapá. Em outubro foi realizado o 1º Campeonato Amapaense, em parceria com a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer - SEDEL, no ginásio do Centro Didático Estadual Avertino Ramos, que contou mais de 100 atletas em 16 categorias.
Na base de muito esforço, com a ajuda de amigos e patrocinadores a Federação conseguiu passagens e estadia para a participação de seus atletas no Campeonato Nacional de Badminton, que ocorreu em novembro em Porto Alegre-RS. E o Amapá já tem um nome no ranking nacional, Lucas Silva, na categoria Principal e Jovens, o primeiro amapaense a figurar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário