De
John Pacheco
Da
Reportagem\Estagiário
O Curso Pedagogia de
Projetos em Temas Ambientais (CPPTA) está realizando desde a última terça-feira
(06), na Escola Estadual Duque de Caxias, na sede do município, uma Oficina de
Vídeo para os alunos da instituição com o objetivo de que eles usem o conhecimento
em mídia e dos equipamentos para despertarem em si consciência ambiental. O
curso está sendo ministrado por Maksuel Martins e Augusto Pessoa, da equipe do
Museu da Imagem e do Som (MIS-AP).
A oficina serve para os
alunos aprenderem a manusear os equipamentos e integrá-los com a prática da
produção cinematográfica. Segundo os organizadores a oficina também visa compor
uma relação de responsabilidade audiovisual. Os estudantes terão que produzir,
após o curso, seus próprios vídeos com os equipamentos disponíveis com essa
temática de preservação ambiental.
As aulas estão sendo baseadas em três tópicos:
·
Incentivar os alunos a pensar os conflitos ambientais e
sociais presentes ao seu redor;
·
Debates sobre os diversos olhares e aspectos ambientais, assim como,
melhorias que podem ser aplicadas na região onde vivem;
·
Criação de roteiro para a produção de mini-curtas para web e/ou curtas
metragens para exibição em cine clubes, utilizando como ferramentas o vídeo e a
fotografia.
As produções dos alunos do curso serão
exibidas no final do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA),
que será no primeiro semestre de 2012. Além da oficina de vídeo realizada
pelo CPPTA, a equipe composta por Ivan Vasconcelos (Coordenador pedagógico
CPPTA/PNCO) e Renata Ferreira (Coordenadora de Logística) irá fazer
acompanhamento dos professores nas aldeias indígenas do Kumarumã, Kumenê, Mangá
e Estrela.
O que é o CPPTA?
O curso é
um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas no município de Oiapoque em parceria
entre os parques nacionais do Cabo Orange e Montanhas do Tumucumaque, em
conjunto com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através do Laboratório
de Botânica e Educação Ambiental (LABOT).
Têm
o objetivo de elaborar projetos que possam melhorar as condições ambientais nas
comunidades, em parceria com as escolas e os professores da rede pública, e
usar as instituições de ensino como um local de transformação de valores e
transformar a escola em um fator fundamental para a construção de uma sociedade
mais harmoniosa.
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