sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CPPTA realiza projetos de capacitação em Oiapoque


De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

O Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA) está realizando desde a última terça-feira (06), na Escola Estadual Duque de Caxias, na sede do município, uma Oficina de Vídeo para os alunos da instituição com o objetivo de que eles usem o conhecimento em mídia e dos equipamentos para despertarem em si consciência ambiental. O curso está sendo ministrado por Maksuel Martins e Augusto Pessoa, da equipe do Museu da Imagem e do Som (MIS-AP).


A oficina serve para os alunos aprenderem a manusear os equipamentos e integrá-los com a prática da produção cinematográfica. Segundo os organizadores a oficina também visa compor uma relação de responsabilidade audiovisual. Os estudantes terão que produzir, após o curso, seus próprios vídeos com os equipamentos disponíveis com essa temática de preservação ambiental.
As aulas estão sendo baseadas em três tópicos:

·         Incentivar os alunos a pensar os conflitos ambientais e sociais presentes ao seu redor;

·         Debates sobre os diversos olhares e aspectos ambientais, assim como, melhorias que podem ser aplicadas na região onde vivem;

·         Criação de roteiro para a produção de mini-curtas para web e/ou curtas metragens para exibição em cine clubes, utilizando como ferramentas o vídeo e a fotografia.

As produções dos alunos do curso serão exibidas no final do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), que será no primeiro semestre de 2012. Além da oficina de vídeo realizada pelo CPPTA, a equipe composta por Ivan Vasconcelos (Coordenador pedagógico CPPTA/PNCO) e Renata Ferreira (Coordenadora de Logística) irá fazer acompanhamento dos professores nas aldeias indígenas do Kumarumã, Kumenê, Mangá e Estrela. 

O que é o CPPTA?

O curso é um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas no município de Oiapoque em parceria entre os parques nacionais do Cabo Orange e Montanhas do Tumucumaque, em conjunto com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), através do Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT).
Têm o objetivo de elaborar projetos que possam melhorar as condições ambientais nas comunidades, em parceria com as escolas e os professores da rede pública, e usar as instituições de ensino como um local de transformação de valores e transformar a escola em um fator fundamental para a construção de uma sociedade mais harmoniosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...