sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Fim de semana de Amapanime no Yázigi


Na sua última edição em 2011, o evento que engloba os mais diversos gêneros da cultura jovem oriental como animes, mangás e cosplayers também terá espaço para o rock e esportes radicais.

De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

A cultura pop oriental vai invadir Macapá em mais um Amapanime, que já se consolidou como o principal evento do gênero no Estado. Para essa edição, o Amapanime K.O. Unlimited, os organizadores resolveram modificar o estilo da convenção, trazendo para o Yázigi, local onde será realizado, novas atividades com o objetivo de abrir o Amapanime para todos os públicos.


Em parceria com o SESC Araxá e o Yázigi, irão proporcionar para os visitantes uma viagem na cultura oriental através de concursos de videogames, sala de fliperama, concurso de cosplay, que é se vestir como personagem de desenho animado, também irá proporcionar um circuito de skate, mostras de filmes de anime, salas de karaokê com músicas japonesas e os mangás, que são as revistas em quadrinhos orientais. Nos diversos estandes ocorrerá a venda de produtos relacionados ao evento como camisas, CDs, acessórios, bonés, durante toda a programação ocorrerá sorteio de prêmios para os visitantes. 
Para quem gosta de música, em parceria com o Coletivo Palafita, haverá shows com bandas alternativas locais nos dois dias do evento. Entre as bandas convidadas estão: Velho Johnny, Godzilla, Nova Ordem, RadioVoxx, Stereo Vitrola, Beatle George e Mini Box Lunar.   

O evento evoluiu muito desde quando surgiu em 2004, quando era somente voltado para a cultura oriental, e era contemplado apenas por fãs dos personagens de desenho japoneses como Naruto, Pokemón, Power Rangers, Sakura entre outros. Os primeiros eventos ocorriam na escola de Línguas PBF. E após essas parcerias o evento começou a cresecer e se consolidar. Para um dos coordenadores do evento Yan Lima “Hoje, o Amapanime não é só uma convenção de nerds, funciona também como forma de integração entre culturas, principalmente pelos jovens que hoje são o eixo da globalização, mas também como forma de desmitificar a cultura oriental, seja ela chinesa, coreana ou japonesa”, afirma Yan.

Algumas edições do evento, a partir de 2008 passaram a ser realizadas no prédio do Yazigi, depois de seis anos sendo realizado somente no SESC Araxá. E novo local, a presença de público superou as expectativas, no ano passado atingiu um público de 3.500 pessoas. E sobre o ano de 2011, Yan disse “nesse ano programamos cinco eventos, e mesmo com a ajuda dos parceiros e com muita dificuldade conseguimos realizá-los e vamos fechar com chave de ouro esse ano com o Amapanime K.O. Unlimited” completou Yan.  

O evento também tem o seu lado social, como afirma Yan “nós sempre fazemos uma edição próxima ao natal com o objetivo de arrecadar alimentos e fazer um fim de ano feliz para alguma família. Estamos junto com a Tribo Solidária que sempre faz esse papel todos os anos, e os alimentos arrecadados nos ingressos serão doados”, finaliza.

Evento: Amapanime K.O. Unlimited
Data: 17 e 18 de dezembro de 2011
Hora: 12h
Local: Yázigi Internexus – Escola de Línguas
Ingresso: 8,00 + 1 kg de alimento (por dia)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...