sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Meninos de Ouro



Lília Amaral e Júlio Vilhena, judocas amapaenses que representaram o estado nas Olimpíadas Escolares

De John Pacheco
Da Reportagem\Estagiário

Dois atletas com tantas coisas em comum, mas ao mesmo tempo diferentes, um quer seguir no esporte e se tornar um grande judoca, a outra tem paixão pelo esporte, mas o sonho de ter uma boa educação e se formar no ensino superior ainda é prioridade. Os dois que são judocas da Academia Ronildo Nobre, em Santana, tem uma bela história esportiva pra contar.


Lílian Amaral, 15 anos, mora em Santana e estuda na Escola Walmir de Vasconcelos. Começou no esporte aos nove anos com o Sensei Ronildo Nobre, e diz que está no judô por que acha que têm o dom para a modalidade. Em 2008, na categoria sub-13 foi a primeira atleta amapaense a conquistar uma medalha de ouro na categoria. Entre outros títulos, já foi bronze na mesma categoria no ano anterior, é tetra campeã regional e nesse ano foi vice-campeã Brasileira sub-17.

Sobre todas essas conquistas, Lília diz: “Representa muita coisa vários treinos com meu sensei e com o apoio dos meus colegas que me ajudam muito sem eles não tinha como eu vencer o campeonato brasileiro de judô e também com o apoio da minha família e patrocinadores” explica. No judô como todo atleta ela têm o sonho de ser campeã mundial e participar das Olímpiadas no Rio em 2016, mas o seu sonho para profissão é cursar medicina e massoterapia.

Do outro lado da medalha
                                                         
Já Júlio Vilhena, de 16 anos, quer seguir no esporte e mandar para o chão todos os obstáculos que podem impedir de alcançar sua meta. Nascido também em Santana, ele estuda na Escola Estadual José Barroso Tostes e começou no esporte aos 11 anos, um pouco mais tarde que Lília no judô. E ainda foi por acaso, inicialmente não escolheu o judô, treinou pensando que era outra modalidade e acabou se encantando com esporte, e agora treina forte na Academia Ronildo Nobre.    

Também foi campeão sub-13 em 2008, e esta foi a mais especial, pois foi a sua primeira conquista em nível nacional, e para ele representou: “a minha dedicação nos treinos e que eu tenho potencial, mas essa foi a primeira de muitas vieram depois que ainda vão chegar, se Deus quiser. Sobre a possibilidade de poder disputar as Olímpiadas ele diz “Primeiramente a minha meta são os treinos cada vez mais intensificados e chegar em para poder chegar a uma Olímpiadas em 2016”, finaliza Júlio.

Lília Amaral e Júlio Vilhena têm tanto em comum que ainda conquistaram medalha de bronze nas Olimpíadas Escolares no último domingo. Atletas tão jovens e já representando muito bem o nome do Amapá lá fora, com carreiras e sonhos tão iguais, porém suas metas são tão diferentes.


        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...