domingo, 29 de janeiro de 2012


IJOMA
PMM doa terreno e R$ 50 mil em Convênio
O Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), é uma entidade sem fins lucrativos e sobrevive às custas de doações e de trabalho voluntários. Com intuito de angariar fundos para dar continuidade as suas atividades de apoio aos portadores de câncer e não possuem condições financeiras para se manterem durante o tratamento.
A Prefeitura de Macapá, entrou na campanha para ajudar o INJOMA e promoveu, no início do mês de janeiro, um Show beneficente com o cantor Osmar Jr ,no Malocão do Sesi ,para arrecadar lençóis e cobertores. Foram 400 convidados. Todos os ingressos foram adquiridos pela Prefeitura e colocados à disposição do Instituto, que promoveu a distribuição em troca dos donativos.
Além disso, no final de 2011, o prefeito Roberto Góes, assinou convênio de R$ 50 mil com o Instituto do Câncer Joel Magalhães. Além do convênio, o prefeito doou uma área no bairro Alvorada, que será usada como casa de apoio para auxiliar pacientes acometidos da doença, responsável por um número considerável de óbitos no Amapá.

Como surgiu o IJOMA

A idéia de criar o IJOMA surgiu no ano de 2001, pelo padre Paulo, que na época já cuidava de pessoas que sofriam com o câncer Sem recursos, o padre lutava para que as pessoas carentes que o procuravam em busca de ajuda tivessem atendimento e fossem encaminhadas para tratamento adequado. Foi quando conheceu o jovem Joel Magalhães, de 20 anos, que veio do estado do Maranhão em busca de uma vida melhor em Macapá.
De acordo com o padre Paulo, quando o jovem detectou que estava com a doença, e por não ter parentes na cidade e nem recursos financeiros para fazer o tratamento, buscou ajuda junto a ele. A partir de então, foram quatro meses de espera pelo tratamento que seria feito no estado do Pará, na capital Belém. No dia em que o rapaz conseguiu ser atendido veio a óbito. A triste história de Joel incentivou o padre fazer algo mais pelas pessoas vítimas do câncer, no dia 21 de abril de 2010, nasceu então o IJOMA.
Atualmente, o instituto IJOMA atende 170 pessoas vítimas do câncer. O padre Paulo explica que a única exigência para que o doente seja atendido é a comprovação de que ele seja de baixa renda, sem recursos para fazer o tratamento. “O instituto cuida, ampara e ajuda o doente, que na maioria das vezes precisa se deslocar até Belém para continuar o tratamento. Atendemos pessoas de todas as faixas etárias que estão no início, no meio do tratamento e aqueles que estão em fase final,” explicou.


MOVIMENTO “AMAPÁ CONTRA O CÂNCER” MOBILIZA SOCIEDADE E AUTORIDADES

A quinta-feira, 26, foi marcada com a Campanha Amapá Contra o Câncer. A programação foi realizada durante todo o dia na quadra da Igreja Jesus de Nazaré para arrecadar recursos que serão destinados ao Instituto do Câncer Joel Magalhães – IJOMA. 

     As doações chegavam a todo o momento, independente do valor.  A meta inicialmente era chegar aos 60 mil reais, mas a coordenação da ação se surpreendeu com a solidariedade do povo Amapaense, que contribuiu somando mais de meio milhão de reais. O dinheiro será para construção da casa de apoio aos pacientes com a doença e familiares, além do auxilio com medicamentos.  

Mais de 200 voluntários abraçaram a causa. O jornalista César Bernardo, que é portador de câncer desde o ano passado não mediu esforços para ajudar na campanha. Para ele, todos podem ajudar a mudar a realidade das pessoas que depender da Rede Pública de Saúde, que não oferece condições para tratar a doença, com cirurgias complexas para retida de tumores e sessões de radioterapia.  

Para o Deputado Estadual Michel JK (PSDB), que contribuiu com a campanha, as doações são muito importantes, devido à necessidade de um bom tratamento aos pacientes. “acredito no trabalho das pessoas envolvidas em ajudar pessoas que estão com câncer, me sinto na obrigação de fazer parte desse movimento, como parlamentar, como cidadão, como pessoa” finaliza. 


Assim como o Deputado, várias autoridades políticas participaram do evento. O vereador Marcelo Dias (PSDB) raspou a cabeça como forma de sensibilizar e inspirar as pessoas a ajudar, “Espero que nossa atitude sensibilize outras pessoas para continuarem ajudando”, conclui.

O IJOMA auxilia mais de 180 pacientes com câncer em Macapá. O terreno onde está sendo construída a sede, no Bairro Alvorada foi doado pela Prefeitura de Macapá.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...