segunda-feira, 19 de março de 2012

Batido o martelo: Amapazão adiado e o Santos na Série D


por Reinaldo Coelho 

A Casa do Futebol Amapaense esteve agitada na última quarta-feira (14) quando ocorreu uma reunião extraordinária com presidentes de clubes e o presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF), Roberto Góes. A pauta específica. Decidir o futuro do Campeonato Estadual e o representante do Amapá na Série D do Brasileirão.

Com a presença dos nove presidentes dos clubes inscritos para o campeonato de profissionais seguiu-se uma reunião tensa e repleta de troca de acusações, principalmente de parte da presidenta do Trem Desportivo Clube, Socorro Marinho que antes de entrar a sala de reunião dava entrevista fazendo planos para a competição nacional. Apesar do Trem ter sido recentemente goleado pelo ABC de Natal-RN, por 5 tentos a zero, pelo Copa do Brasil. Socorro afirmava que faria um grande time para a competição que vislumbrava disputar.

O fato é que o deputado Dalto Martins, que no ano passado custeou financeiramente o Trem e ocupava o lugar de presidente em exercício, assinou documento junto ao presidente do Santos Futebol Clube, Luciano Marba asseverando que o vice campeão seria o representante do Amapá na Série “D”. Por conta do acordo de cavalheiros, Marba fez pesado investimento no time santista. “Estou praticamente com o time “B” do Vasco da Gama no Amapá e estou disposto a passar para a série “C”.

Durante a reunião na presença dos nove dirigentes, Dalto Martins ratificou o acordo e afirmou na presença do esposo da presidenta Osmar Marinho que ele sabia do documento. O assunto só chegou a termo com a decisão do presidente da FAF, Roberto Góes invocando as prerrogativas que o cargo lhe confere e bateu o martelo, decretando o Santos com representante do Amapá na série “D”.

Ao final do encontro em entrevista coletiva Roberto Góes comunicou o adiamento do Campeonato Estadual para o dia 29 de abril e terá a duração de três meses. Quanto a não participação do Ypiranga Clube no Amapazão o Roberto Góes informou que o presidente do Negro Anil, deputado Edinho Duarte havia reconsiderado e participaria da competição.

Comissão
Ficou decidido que uma comissão que será nomeada pelo presidente da FAF para reelaborar o Estatuto e da Tabela do certame. Foi comunicado também que assumirá o Departamento Técnico da FAF o desportista e presidente do Amapá Clube, Rodolfo Juarez, que será o coordenador da comissão que decidirá os caminhos do certame de 2012.

Investimentos institucionais
O presidente Roberto Góes informou que o governo municipal estará investindo no certame 150% a mais do que fez em 2011. “A prefeitura de Macapá, que ano passado investiu R$ 200 mil este ano fará uma alocação de R$ 500 mil no campeonato profissional de 2012.”

Na quinta-feira foi o estado que discutiu com os presidentes participantes do Amapazão durante  um encontro com o Secretario de Desporto e Lazer do Estado (Sedel), Luiz Pingarilho, os investimento do Estado no Futebol profissional. O Secretário da Sedel confirmou que o governo do Estado vai investir, porém não declinou os valores.

Um comentário:

  1. Treze de Campina Grande é? Tem certeza? Não foi o ABC de Natal, não? Tss...

    ResponderExcluir

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...