segunda-feira, 19 de março de 2012

Artigo: Faxina íntima para forjar o caráter

por Araciara Macedo
araciara.macedo@gmail.com

Nas grandes plantações de uva quando o mês de agosto se aproxima asparreiras começam a tremer, está chegando a hora da poda. A videiraque na safra passada deu boas uvas terá seus galhos cortados. Será que se pudéssemos ouvir a videira falar não ouviríamos dela expressões dedor e angustia? Coitadinha, depois de dar belas uvas doces e suculentas terá seus galhos cortados e esse corte causará dor.Depois da poda vêm os galhos novos, os novos cachos de uva e novamentea colheita, a videira que teve seus galhos retirados com a poda dará uvas doces e suculentas, a que não foi podada dará uvas azedas. Doponto de vista da videira, no momento da poda, quem segurava a foicepara cortar os galhos parecia um carrasco, agora depois de ver os galhos com uvas que farão a alegria de muitos, o que antes pareciacarrasco será seu melhor amigo.


Nós também encontramos pessoas no nosso caminho que servem depodadores, que realizam cortes para nos ajudar a forjar nosso carátere até mesmo realizar mudanças que não enxergamos, mas que são necessárias. Iniciamos nossas podas com as negativas recebidas dos nossos pais,depois dos professores e com várias outras pessoas que encontramos emnossa jornada na terra. As vezes nos sentimos injustiçados achando que quem nos disse não está errado, mas, na maioria das vezes, vamosdescobrir que o não foi necessário.


Nosso podador, ou carrasco, pode ser a nossa consciência, quantasvezes já nos vimos em situações em que temos que desistir de algumacoisa para o nosso bem, ou para o bem de muitos? Proponho esse exercício a vocês. Vamos pegar nossa consciência e utilizá-la como um instrumento de faxina íntima, como um carrasco para fazer uma poda e melhorar nosso caráter, nossa vida, nossa convivência com as pessoas. Podemos começar pela comunidade em que vivemos. Nossos vizinhos, a convivência com eles é pacifica? É bom recebê-los em casa?

E na nossa cidade? Será que nossa preocupação com esse ou aquelepolítico que não esta agindo corretamente não está tomando proporçõesexageradas e causando problemas na nossa relação com as outras pessoas?


No nosso ambiente de trabalho, quantas pessoas existem ali que nosfazem mal? Pergunte-se se vale a pena tentar mudar essas pessoas ou senão é melhor afastar-se delas. Agora vamos para a nossa família, pai, mãe, irmãos, cunhados, sogros,primos, todas as pessoas que fazem parte do nosso circulo familiar,por quantas dessas pessoas vale a pena lutar? De quem seremos carrascos e quem vamos permitir que seja o nosso carrasco?


E o relacionamento com os filhos? Você está sendo o carrasco oudeixando que eles empunhem a foice e realizem a poda? Lembre-se, filhos são dádivas de Deus a nós confiados e temos a obrigação de educá-los para que sejam pessoas corretas no futuro. Por ultimo, e esse é o segundo mais importante na minha escala deprioridades, o relacionamento com a pessoa com quem você resolveu repartir a sua vida. Faça uma analise real do seu relacionamento e responda pra você mesmo, está sendo bom? Essa é realmente a pessoa quevocê ama e do lado da qual quer dormir o sono eterno? Você é feliz? Tudo está do jeito que imaginou ou acha que precisa usar a foice?


Se a sua resposta para as perguntas acima for sim você é realmente umapessoa feliz, mas, se ao contrario você achar que precisa podar algunsgalhos para melhorar o relacionamento eu o aconselho a fazer isso enxergando a pessoa que está ao seu lado. Olhe, para ele ou ela,relembre o que despertou seu encanto e o seu amor. As pessoas mudam,mas a essência continua. Sempre vale a pena lutar para reavivar a chama e trazer de volta, comodiz o poeta, “a beleza cristalina do começo”, corte o que lhe faz male peça para o seu parceiro fazer o mesmo, falar a verdade para quem amamos sempre faz bem. Lute para que a sua vida seja restaurada, apoda pode doer, no entanto, no futuro você agradecerá.


Já empunhei a minha foice e dei inicio as minhas podas, quero ser nofuturo uma videira que dará frutos doces de bom humor, paciência,amor, caridade, humildade, companheirismo, respeito, gratidão, perdão,e você? Que tal empunhar a sua foice e fazer a sua faxina íntima?






Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...