sexta-feira, 30 de março de 2012

IPTU: Prefeitura de Macapá isenta idosos e moradores de áreas alagadas


por Reinaldo Coelho

A Prefeitura de Macapá está orientando os contribuintes sobre os prazos e condições envolvendo o IPTU, cuja primeira parcela ou cota única vencem no próximo dia 5 de abril. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças (Semfi), moradores de áreas de ressaca receberam o boleto do imposto mas não são obrigados a pagá-lo, conforme lei proposta pelo prefeito Roberto Góes em 2009.

Os boletos foram entregues a estes moradores porque o último cadastro feito pela PMM remonta de 2007 e na época residências em áreas alagadas foram registradas. Neste caso, o contribuinte deve procurar o setor de arrecadação da prefeitura e comprovar que mora em área de ressaca, devolvendo o boleto.

A Prefeitura também alerta que aposentados com único imóvel registrado também podem ser isentos do imposto. Ele também devem procurar o setor de arrecadação, comprovando sua condição.

Outra novidade é que a Prefeitura de Macapá alterou o calendário tributário de 2012, e agora o contribuinte poderá parcelar o IPTU em até 6x com o vencimento da primeira parcela e cota única para o dia 05 de abril. Quem optar por esta alternativa terá desconto de 10% para cota única até o vencimento e mais 3% extras, mediante a apresentação de comprovante de pagamentos de débito de anos anteriores. As demais parcelas deverão ser pagas todo dia 05 até o mês de setembro.

Os boletos do IPTU 2012 já foram todos entregues. Para retirar a segunda via do imposto o munícipe deve se dirigir a Prefeitura Municipal, levando o número de inscrição, e solicitar a retirada. Pode ainda tirar segunda via pelo site www.macapa.ap.gov.br. Para mais informações acesse o site da Prefeitura de Macapá.

2 comentários:

  1. Minha mãe tem 2 terreno em Macapá ele tem 73 ainda paga IPTU é certo

    ResponderExcluir
  2. tenho minha mae ela e aposentada como faço para ela ser isenta do IPTU

    ResponderExcluir

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...