segunda-feira, 23 de abril de 2012

Livro - A dama do cachorrinho

por Gabriel Fagundes

A vida camponesa na Rússia do século 20, descrita como uma vida pacata, sem muitas aventuras e cheia de alegrias, através de um olhar que lembra os mínimos detalhes da época e que transmite o fascínio pela vida simples, com tragédias e comédias, é o foco do livro “A dama do cachorrinho e outras histórias”, do célebre escritor russo Anton Pavlovitch Tchekhóv (1860-1904), ou simplesmente Anton Tchékhov. 


Conhecido por suas histórias curtas, o escritor, que era também médico e dramaturgo, transmite nos seus vários escritos, com toques de poesia, aventura e bom-humor, experiências que lhe marcaram profundamente a vida. O livro que tem como título o seu conto mais famoso é prova dessas memórias vivas de Tchékhov.

O mais famoso conto de Anton Tchékhov, que dá nome ao livro que reúne várias histórias curtas escritas por ele, aborda de maneira singular a questão do adultério. A trama se passa em Ialta, cidade da Criméia que fica ao sul da Ucrânia na Europa Oriental. Dmítri Dmítritch Gurov, um dos dois personagens principais, é um homem casado, infeliz e entediado com a vida sem muitas aventuras. 


Seu espírito só começa a se reanimar com a chegada de uma simpática nova moça na cidade, acompanhada do seu cachorrinho, um lulu branco. Conhecida como a dama do cachorrinho, Ana Sierguéievna chama a atenção de Gurov, que se empenha em conhecê-la. A história prende mais a atenção quando Gurov e Ana, ambos casados, começam a se envolver, e iniciam um romance secreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...