segunda-feira, 23 de abril de 2012

Iniciada a fiscalização dos resíduos hospitalares em Macapá

por Fabiana Figueiredo

Começou nesta quarta-feira (18) uma fiscalização, feita pela Prefeitura de Macapá representada por um grupo de secretarias a questão do descarte de resíduos hospitalares. Em entrevista ao Jornal, Eraldo Trindade, da Secretaria de Manutenção e Urbanismo, afirma que a mídia impulsionou a cobrança de fiscalização por parte da população, pois foi propagado que o lixo hospitalar não tinha tratamento e ia direto para o lixão. No grupo estão presente as Secretarias de Manutenção Urbanística (SEMUR), de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (SEMDUH) e de Meio Ambiente (SEMAM).

Essa fiscalização tem como objetivo inspecionar o funcionamento de drogarias, farmácias e laboratórios, licenciamento da vigilância sanitária e para onde é destinado o lixo desses lugares; depois, verificarão se alguma empresa se preocupa com o tratamento do lixo, se tem algum tipo de coleta ou se é realmente descartado no aterro sanitário juntamente com os outros tipos de lixo urbanos. A fiscalização irá mostrar como está a situação do tratamento de resíduos urbanos em Macapá e o seu impacto no meio ambiente e na saúde da população.
Aos órgãos que não estiverem com os documentos e os funcionamentos legalizados levarão advertência, e, após 15 dias, se não houver regularização, a empresa levará multa e pode ter a licença de funcionamento retida.

Segundo Eraldo Trindade, para que não sejam pegas de surpresa, as empresas devem fazer cadastro na prefeitura e atualização dos dados. A intensificação ocorrerá no final do mês de abril, iniciando com as farmácias, logo após, com os laboratórios e, depois, com os consultórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...