segunda-feira, 23 de abril de 2012

Acidente aéreo mata Dalto Martins

por Roberto Gato

O médico Dalto Martins, 52, faleceu na madrugada de sexta-feira, por volta das 5h30min., vítima de acidente aéreo. O avião do deputado estadual, um Cesna 206, bimotor, prefixo PRCRR, voava com destino a Manaus, capital do Amazonas, com escala em Santarém. Segundo informações do Corpo de Bombeiros uma pane na aeronave levou Dalto Martins a tentar um pouso de emergência no bairro Jardim América, que fica às proximidades do KM 12, da Rodovia Duca Serra.

Segundo informações colhidas Dalto Martins viajava com a empresária Raquel Loyola, dona do Supermercado Favorito e da Distribuidora Brasil. Ambos morreram carbonizados. Peritos da Polícia Técnico Científica ainda trabalham na exumação dos corpos.

O presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amapá, deputado Moisés Souza (PSC), afirmou que já solicitou a Polícia Federal, Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual que procedam diligências investigativas sobre o acidente que vitimou o parlamentar. “Dalto estava presidindo a CPI da Saúde e estava sendo ameaçado. Inclusive teve a sala da CPI arrombada. Então queremos que todos os fatos se esclareçam e não paire dúvidas se isso foi um acidente por falha técnica ou se por sabotagem.”

Moisés Souza disse ainda que a Assembléia perdeu um dos seu mais brilhante parlamentares. Um homem combativo e que sempre estava pugnando pela melhoria das condições de vida do povo do Amapá, mas sobre tudo na sua área de atuação, a saúde. A Assembléia Legislativa deverá decretar luto oficial por três dias.

O que reforça a suspeita de sabotagem levantada por Moisés Souza é que ele era extremamente cuidadoso com a aeronave, além de ser um piloto experiente. Voava há 19 anos. Segundo informações, Dalto estava solicitando junto a ANAC – Agência Nacional de Aviação Comercial uma planilha contendo as horas de vôos feitos à SESA e o que a Secretaria de Saúde estava pagando.

 A reportagem do Tribuna Amapaense foi até o Hangar do governo do Estado e conversou com os pilotos Floriano Oliveira, com mais de 35 anos de profissão e com maior tempo de vôo e com Vitor Santos Júnior, com 23 anos de profissão e que hoje responde pela Chefia da Divisão de Transporte Aéreo e mais o mecânico de aeronave Roberto Picanço com aproximadamente 25 anos de profissão. A informação colhida por nossa reportagem é de que o avião do deputado Dalto Martins pernoitou no Hangar do também deputado estadual Izaac Alcolumbre, localizado na região do Curiaú. 


E foi transladado até ao aeroporto Internacional de Macapá, Alberto Alcolumbre pelo experiente Piloto Carlos Augusto, mais conhecido como Carlão.

“Se houvesse algum problema com a aeronave o Carlão teria detectado, pois é um dos melhores e mais experientes pilotos do Estado do Amapá, com vôos feitos inclusive para os Estados Unidos.” Afirma Floriano descartando a possibilidade de sabotagem.

Carlão confirmou a nossa reportagem que fazia este serviço para o deputado Dalto Martins. Todas as vezes que ele precisava voar me ligava para pegar o avião e eu fazia o translado da aeronave. Ontem fizemos o mesmo procedimento, digo fizemos porque o mecânico Enoque fez junto comigo a inspeção de pré-vôo e o avião estava em perfeito estado e pronto para voar.

Vitor Santos Júnior lamenta o que aconteceu com o deputado Dalto Martins, porém diz que ele foi imprudente, pois não tinha licença para voar por instrumento. “Dalto tinha carteira de piloto mais com autonomia apenas para vôos visuais que segundo as normas da aviação é de 1.500 pés de altitude e 5.000 pés de visibilidade na horizontal. Hoje o tempo amanheceu fechado e o teto para vôo estava em 700 pés, mas ele levantou vôo.” A informação de Vitor foi confirmada por Floriano e Carlão. “Dalto era teimoso, afirma Carlão e Floriano, as vezes não ouvia os conselhos da gente. Só pra você ter uma idéia ele queria voar direto para Manaus. Não teria combustível para chegar no destino, convencemos ele a fazer uma parada em, Santarém para reabastecimento.” Concluem.

Com relação ao laudo do acidente, Carlão que é investigador do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáutico, diz que só o CENIPA irá fornecer. Todos no hangar do governo estão consternado com o acidente mas, deixaram um alerta: “O aeroporto do Amapá é Internacional e deveria ter uma fiscalização 24 horas da Polícia Federal, Receita Federal e ANAC e não tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...