sexta-feira, 27 de abril de 2012

Roberto Góes recebe prêmio Selo de Mérito

por Reinaldo Coelho

Uma das primeiras prioridades da administração do prefeito Roberto Góes é a de diminuir o déficit habitacional do município. E ele deverá fechar 2012 com mais de 1.200 unidades habitacionais entregues.


Desde 1993, no governo Barcellos, que não se construía conjuntos habitacionais na capital amapaense. Nas administrações pós-Barcellos o modelo era os loteamentos, com uma infraestrutura precária de ruamentos e iluminação, transformando esse modelo, em quase favelas pelas diversidades das arquiteturas utilizadas, ou seja, sem um padrão de urbanização e sem o mínimo de saneamento básico.

Uma das primeiras decisões de Roberto nesta direção foi a conclusão do Conjunto Mucajá que estava com suas obras paralisada. O Mucajá, entregue no dia 05 de outubro de 2011 entrou para a história como a primeira obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) a ser concluída na Região Norte do Brasil.

A partir daí foi apresentado uma sequencias de projetos habitacionais, um no bairro Cuba de Asfalto, zona Sul da cidade com mil casas que melhorará as condições de moradia das famílias que residem há mais de 15 anos nas áreas de ressaca.

O Residencial Buritizal, ao lado do Conjunto Hospital de Base, também na zona Sul, é o segundo maior investimento da prefeitura. Lá, 2.145 unidades habitacionais serão erguidas.
Na zona Norte, está o Bairro Forte, com 600 casas e 70% das obras concluídas, e o Parque dos Buritis, com 100 residências.

O prefeito Roberto Góes também apresentou em 2011, o Projeto de Política Habitacional ao Governo Federal na ordem de R$ 100 milhões. Todos obedecem aos critérios do Ministério das Cidades, como atestou a Secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães. Dois deles já estão licitados.

Premiação
Por essas ações em prol de Política Habitacional voltada para o munícipe mais carente, tirando dos locais insalubres e de riscos, levantando a autoestima e colocando-o dentro dos padrões de cidadania, com saúde e educação, o prefeito de Macapá foi com o premio Selo de Mérito 2012 pelo projeto do Conjunto Habitacional Mucajá, considerado o maior projeto habitacional da história do Amapá.


A honraria devera ser entregue ao gestor macapaense durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, na segunda quinzena de maio, com data ainda a ser definida, em Brasília. A escolha ocorreu na última segunda-feira, 23, em reunião da Comissão Julgadora do Selo de Mérito, que selecionou 11 vencedores.

Único do Norte
A 14ª edição do Prêmio Selo de Mérito registrou o maior número de projetos inscritos desde a sua criação. As inscrições dos projetos foram oficialmente encerradas no dia 21 de março. Dezessete estados inscreveram seus projetos, totalizando 55 inscritos, um aumento de 111,5% em relação ao ano passado.

O prefeito Roberto Góes será o único gestor do Norte a receber o prêmio, destacado no segmento “Regularização Fundiária ou imobiliária”. Trinta e seis instituições inscreveram seus projetos em pelo menos uma das seis categorias da premiação, sendo que 14 desses projetos são de prefeituras de municípios com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio Selo de Mérito é promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação - ABC e o Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano - FNSHDU e tem como objetivo estimular e difundir as experiências bem sucedidas desenvolvidas pelos órgãos públicos estaduais e municipais no âmbito da habitação de interesse social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...